Relator do projeto de abuso de autoridade critica protesto

Roberto Requião, no Twitter, afirmou que nos protestos estão presentes "movimentos de mentecaptos manipuláveis".

São Paulo – O senador Roberto Requião (PMDB-PR), que é relator do projeto de lei sobre abuso de autoridade no Senado, criticou neste domingo os protestos chamados pelo país para defender a Operação Lava Jato.

A lei de abuso de autoridade, temida por membros do Judiciário e do Ministério Público como uma tentativa de intimidar as investigações, é uma das críticas levantadas por manifestantes.

Requião, no Twitter, afirmou que nos protestos estão presentes “movimentos de mentecaptos manipuláveis”. Ele prometeu entregar, a despeito das manifestações, um substitutivo sobre o projeto na próxima terça-feira.

“Com pitis ou sem pitis, com histerias e passeatas, ou sem, estou trabalhando para oferecer ao Senado, na terça, uma boa proposta de lei”, escreveu, na manhã deste domingo.

A força-tarefa da Lava Jato foi outro alvo das críticas do peemedebista. “Que maravilha seria se o pessoal da lavajato, firmes como são, fossem menos paladinos e fundamentalistas, e mais holísticos culturalmente.”

Ele afirmou que é necessário ir para as ruas defender o projeto, ao contrário da pauta dos manifestantes. “Vamos as ruas dizer que não é hora da lei de abuso de autoridade. Já passou muito da hora!”

O pacote de medidas contra a corrupção proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), outra defesa dos manifestantes, foi alvo de críticas do senador. “O conteúdo das ‘dez medidas’ vendia combate a corrupção, mas entregava fascismo e regressão a barbárie corporativa”, escreveu.

Requião está usando a rede social para promover publicações contrárias aos protestos deste domingo. Internautas usam a hashtag #MarchaDosPatinhosPamonhas para criticar os atos. Usuários da rede social afirmam que os manifestantes continuam procurando um “herói nacional” e pedem poderes supremos para juízes e promotores.

Substitutivo

Na primeira versão de um substitutivo ao projeto de lei de abuso de autoridade no Senado publicada na internet, Requião reafirma que qualquer agente público, servidor ou não, deve ser punido por abuso de autoridade.

O texto apresentado pelo senador acrescenta que não constitui crime de abuso de autoridade o ato praticado “de acordo com avaliação aceitável e razoável dos fatos” desde que não contrarie a literalidade da lei. A punição a juízes que fazem interpretação da Constituição é uma das preocupações de magistrados no conteúdo do projeto.

Na quinta-feira, o juiz Sérgio Moro propôs uma alteração no projeto, defendendo que seja incluído um artigo na lei dizendo que “não configura crime previsto nesta lei a divergência na interpretação da lei penal ou processual penal ou na avaliação de fatos e provas”.

Outro trecho a ser acrescentado por Requião no projeto atinge as conduções coercitivas, práticas da Polícia Federal durante as operações da Lava Jato.

O texto propõe que seja crime decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado “desnecessariamente ou sem prévia intimação de comparecimento ao juízo”. A pena estipulada no texto de Requião é de detenção de um a quatro anos e multa.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. antonio carlos

    maria louca do PR que deve fumar maconha paraguaya

  2. Ta pedidndo pra ser apedrejado !
    Corrupto Masoquista !

  3. “Honra é o Combate à Corrupção ! VERGONHA é a sua TOLERÂNCIA !” (A Lincoln)
    #ForaCorruptos
    #TolerânciaZEROcomACorrupção !!!
    #VerasQueUmFilhoTeuNãoFogeàLuta
    #antagonistasnasruas

  4. ViP Berbigao

    ‘Tolinhos’ defendendo as regalias do Judiciário e do Legislativo. Os poderes mais caros e perdulários do mundo.

  5. Marco Aurelio

    Requiao,seu fim esta proximo,junto com o Renan. O unico substitutivo que aceitamos e nao ter qq lei contra juizes e promotores seu sagado.

  6. Halley Halley Pereira Queiroz

    Preste atenção neste canalha, grave o nome dele no braço, na testa, vamos lembrar dele e de muitos outros na próxima eleição… Chegar de bandido roubando o Brasil.

  7. Artur Danilo Teixeira

    Filho da Put@

  8. Artur Danilo Teixeira

    Bom Filho da Put@

  9. Zulmira Ferreira

    Se o partido prestasse e estivessem do lado do povo, ou pelo menos respeito por nós….já o teria expulsado..assim como a Katia Abreu…mas são conivente..nenhum presta…e estão se lixando pra nós..então vamos ver na hora do voto..

  10. Christopher Cross

    Peste do inferno! Vc nem pra dá um infarto fulminante presta né? Vc vai ver a hora que o povo pedir de fato intervenção militar que até demorando…………………

  11. Americo Jose Vinhas

    Esse pombo piolhento de papo cheio de nosso dinheiro precisa ser excluído do cenário político e com uma forcinha do destino de todos os cenários desse mundo. Corja de pústulas da sociedade.

  12. TSE/SMARTMATIC e DIEMBOLD, pedimos encarecidamente : Quando fizerem as proximas fraudes, tirem o nome desse vaga* bundo !!!!

  13. Mariano Miranda

    Comunista miserável, saia do PMDB e entre para o PCdoB. Requião, com seu discurso tupiniquim, não conseguiu captar a eloquência das manifestações do povo brasileiro. Mentecapto é você,seu fanático esquerdista. Vai prá Cuba, acompanhar Lula e Dilma e aproveita e fica por lá mesmo!

  14. Vai firme, Senador! Vc me representa. Não tenha medo das corporações públicos. É preciso dar uma basta no abuso de autoridade.

  15. Marcos Gonçalves Matos

    Requião sua vez vai chegar a lava jato tá pertinho de vc hipócrita