Radar com defeito aplica 17 mil multas indevidas em SP

O limite na via é de 40 km/h, mas o radar apresentou falha na aferição da velocidade dos carros

São Paulo – Um radar com defeito, instalado na Avenida Marechal Tito, em São Miguel Paulista, na zona leste, aplicou 17.094 multas erradas em motoristas da capital paulista.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), admitiu a falha e afirmou que todas as autuações indevidas foram canceladas. É o recorde de anulações simultâneas de multas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrado na cidade.

O limite na via é de 40 km/h, mas o radar apresentou falha na aferição da velocidade dos carros.

Ele fica no trecho entre as Ruas Manoel Osório e da Maçonaria, ao lado da faixa exclusiva de ônibus à direita. As autuações erradas ocorreram entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro de 2015, conforme informou a Folha de S. Paulo.

O problema foi descoberto após motoristas de coletivos receberem multa mesmo dirigindo dentro da velocidade permitida.

“O ônibus passava em uma velocidade, mas o radar mostrava outra”, disse o presidente do Sindicato dos Motoristas e Funcionários do Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas), Valdevan Noventa.

Segundo Noventa, a categoria enviou ofício para a Secretaria Municipal de Transportes e conseguiu provar que o radar calculava errado a velocidade dos veículos.

Apesar de a Prefeitura ter anulado as multas, Noventa afirma que alguns motoristas chegaram a pagar por infrações que não cometeram.

“Teve companheiro que não deu tempo de cancelar. Ele pagou e, agora, a gente está fazendo a discussão com a Secretaria”, disse. “Com outros, a gente brigou com a empresa, não deixando que eles assinassem as multas.”

O prefeito Fernando Haddad afirmou que a administração municipal vai ressarcir eventuais cobranças indevidas. “É uma solução técnica e, no meu entendimento, simples. Houve falha do equipamento, então você faz a devolução de quem, por ventura, tiver recolhido a multa.”

Haddad disse, ainda, que a fiscalização dos radares, para detectar falhas no equipamento, é uma “rotina da CET”.