Protestos e panelaços tomam cidades pelo Brasil após grampo

Após vazamento de ligação entre Lula e Dilma, há protestos contra o governo em diferentes regiões do país

São Paulo – O protesto contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro chefe da Casa Civilque começou na tarde desta quarta-feira (16), na porta do Palácio do Planalto, em Brasília, se espalhou por diversas regiões do país.

Depois que o juiz federal Sérgio Moro derrubou o sigilo de grampos telefônicos com conversas entre Lula e Dilma, as manifestações ganharam dimensão nacional. O conteúdo da ligação sugere que a presidente tentou evitar a prisão do ex-presidente, nomeando-o ministro.

Manifestantes também tomaram parte da Avenida Paulista, em São Paulo. Outras capitais, como Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Manaus e Belo Horizonte também foram palcos de protestos e panelaços.

No plenário da Câmara dos Deputados, congressistas fizeram uma batalha de gritos de ordem. Enquanto oposicionistas pedem “renúncia”, aliados bradam “golpistas”.

16/03/2016 – 23:38

Encerramos por hoje a cobertura da repercussão da crise

Continue acompanhando as últimas notícias de política em EXAME.com 

16/03/2016 – 23:37

Este não é o único 16 de março traumático do Brasil …

Há 26 anos, o ex-presidente Fernando Collor de Mello anunciou o confisco do dinheiro depositado nas cadernetas de poupança por 18 meses. Os saques foram limitados a 50 mil cruzados novos. 

Confisco da poupança de Collor completa 26 anos hoje

16/03/2016 – 23:29

Vídeo mostra protesto em Recife (PE)

Vídeo gravado pela leitora Michele Deschamps, por volta das 22h, mostra a manifestação na Avenida Boa Viagem, em Recife (PE).

 

 

 

16/03/2016 – 23:22

Lula será empossado às 10h de amanhã

A cerimônia de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo de ministro-chefe da Casa Civil acontece amanhã, às 10h.

A princípio, a posse estava marcada para a próxima terça-feira, mas foi adiantada após o fim do sigilo dos grampos que revelaram conversas entre Dilma e Lula. 

A cobertura de EXAME.com sobre esse dia conturbado termina por aqui. 

16/03/2016 – 23:18

Ministério da Fazenda solta nota sobre grampos

Nota à imprensa

Sobre o trecho de transcrição de interceptação telefônica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conversa com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o Ministério da Fazenda esclarece:

“Até o momento, o Ministério da Fazenda não recebeu manifestação formal do Instituto Lula, mencionada na gravação, a respeito da atuação da Receita Federal.

O Ministério da Fazenda e a Receita Federal dispõem de instrumentos institucionais que podem ser acionados por qualquer contribuinte para apurar eventuais excessos ou desvios de conduta de seus servidores.”

MINISTÉRIO DA FAZENDA
GABINETE DO MINISTRO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

16/03/2016 – 23:08

Clima esquentou em Brasília

A Polícia Militar agiu para dispersar a manifestação após manifestantes tentarem cruzar a barreira de oficiais no Palácio do Planalto. Foi usado inicialmente spray de pimenta para afastar.

Os protestantes devolveram atirando objetos e pedras contra os policiais. Dali em diante, a Polícia usou bombas de efeito moral.

16/03/2016 – 23:06

Corrente pede que brasileiros vistam-se de preto amanhã

Uma corrente que circula pela internet, por meio de redes sociais como Facebook e WhatsApp, convoca brasileiros para o chamado “Movimento Brasil de Luto”.

A mensagem diz o seguinte: “Movimento Brasil de Luto. Amanhã, dia 17 de março, todos que estão indignados com a nomeação de Lula como ministro devem sair vestidos com camisa preta. Se cada brasileiro repassar para dois amigos, em pouco tempo teremos o Brasil inteiro ciente dessa iniciativa”.

16/03/2016 – 22:59

Chamou os bombeiros

16/03/2016 – 22:52

Manifestantes seguem protestando em Ribeirão Preto (SP)

Conforme relata a leitora Ligia Pícoli, manifestantes ainda não encerraram o protesto na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. 

16/03/2016 – 22:43

PF gravou Lula e Dilma após Moro suspender grampo, diz UOL

De acordo com o portal de notícias UOL, a interceptação telefônica da conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula aconteceu duas horas depois que o juiz Sérgio Moro havia determinado a suspensão dos grampos sobre o petista (veja a notícia completa).

16/03/2016 – 22:38

Jornais internacionais repercutem notícias do Brasil

Jornais de diversos países publicaram notícias sobre os recentes acontecimentos políticos no Brasil, que incluem a oficialização do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil e a divulgação por parte da Justiça Federal de conversas entre ele e a presidente Dilma.

Confira a reportagem completa aqui.

16/03/2016 – 22:33

Twitter oficial do House of Cards repercute crise no Brasil

O Twitter oficial da série House of Cards também está de olho na crise no Brasil. No post, há um gif de Frank Underwood sorrindo de forma irônica. 

16/03/2016 – 22:28

PT se manifesta pelo Facebook

Diferentemente do que foi mencionado há pouco, o Partido dos Trabalhadores (PT) já emitiu algumas notas a respeito dos protestos por meio de seu site e pela página do partido no Facebook. 

Em um dos posts feitos no Facebook, o PT diz o seguinte:

“Eu acho que o presidente Lula não é uma pessoa que pode ter sua biografia destruída dessa forma. Tenho confianca na trajetória dele, na biografia dele e no compromisso dele com todas as práticas corretas e idôneas”, disse Dilma Rousseff. Leia mais no site do PT: http://bit.ly/1M8BSq1″

16/03/2016 – 22:21

Dentro do metrô, manifestantes ainda cantam

16/03/2016 – 22:17

Hino Nacional é cantado em frente ao prédio da Fiesp, em SP

16/03/2016 – 22:15

Manifestantes pedem renúncia de Dilma na Av. Paulista

16/03/2016 – 22:09

Manifestantes cantam contra Lula na Avenida Paulista

16/03/2016 – 22:02

Análise das consequências pós-liberação dos grampos

16/03/2016 – 22:00

OAB convoca reunião com alta cúpula para discutir vazamentos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu uma nota afirmando que o Conselho Pleno, espécie de alta cúpula da entidade, se reunirá nesta sexta-feira para discutir o vazamento da ligação entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff

A nota diz o seguinte: “O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, diante da gravidade dos fatos tornados públicos nesta quarta-feira (16), anunciou a convocação de uma sessão extraordinária do Conselho Pleno para esta sexta-feira (18)”.

16/03/2016 – 21:53

Nota da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal

Os Delegados de Polícia Federal, representados pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), vêm a público manifestar total indignação e repulsa diante dos trechos, revelados pela imprensa, da conversa entre o ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a respeito do Subprocurador-Geral da República, Eugênio de Aragão, recém-nomeado para o cargo de Ministro de Estado da Justiça.

Na gravação, já tornada pública pela 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, fica claro a intenção de que o nomeado interfira nas ações da Polícia Federal.

É lamentável constatar que agentes públicos, que deveriam agir com imparcialidade, transparência e moralidade, para a garantia da aplicação da Constituição Federal e das Leis, queiram praticar atos de ingerência política numa das mais importantes investigações em curso no país.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal já havia alertado sobre o risco de interferência política na Polícia Federal em razão da falta de autonomia da instituição. Restou comprometida, desta forma, a indicação de Eugênio Aragão para o cargo de Ministro da Justiça, diante da demonstração de que sua indicação teve por finalidade controlar as ações da Polícia Federal.

Ante esses estarrecedores fatos, reiteramos urgência da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 412/2009 (PEC 412/2009), que estabelece a Autonomia para a Polícia Federal, garantindo que continuará a atuar de forma republicana e firme no combate ao crime organizado e à corrupção.

16/03/2016 – 21:49

Vídeo mostra protesto em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul

Vídeo enviado por Diego Borelli a EXAME.com mostra que o protesto também ocorre na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

16/03/2016 – 21:42

Manifestantes reúnem-se em Cuiabá (MT)

Foto enviada por Brunno Leto Fernandes a EXAME.com mostra a manifestação contra o governo em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Na imagem, é possível observar os bonecos Pixuleco e Bandilma, que satirizam o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff.

16/03/2016 – 21:35

Panelaço acontece também no Guarujá, no litoral de SP

16/03/2016 – 21:31

Vídeo mostra panelaço em São José dos Campos (SP)

Em São José dos Campos, no interior de São Paulo, moradores do bairro Floradas de São José batem suas panelas para protestar contra o governo.

16/03/2016 – 21:14

Vídeo mostra o protesto em Fortaleza

Manifestantes protestam contra o governo e pedem a renúncia da presidente Dilma Rousseff em Fortaleza, no Ceará.

16/03/2016 – 21:07

Manifestantes se reúnem em Porto Alegre

Manifestantes protestam contra o governo em Porto Alegre, no Parque Moinhos de Vento, popularmente conhecido como Parcão.

16/03/2016 – 21:04

Fiesp pede renúncia da presidente Dilma Rousseff

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou uma nota pedindo a renúncia da presidente Dilma Rousseff. O comunicado, publicado no site da entidade, diz o seguinte:

“O presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, defendeu nesta quarta-feira (16/3) a renúncia imediata da presidente Dilma Rousseff. “Pelo bem do Brasil, Dilma deve renunciar já!”

16/03/2016 – 20:47

Planalto solta nota oficial sobre grampos

Nota à imprensa

Tendo em vista a divulgação pública de diálogo mantido entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cumpre esclarecer que:

1 – O ex-presidente Lula foi nomeado no dia de hoje ministro-chefe da Casa Civil, em ato já publicado no Diário Oficial e publicamente anunciado em entrevista coletiva;

2 – A cerimônia de posse do novo ministro está marcada para amanhã (17) às 10 horas, no Palácio do Planalto, em ato conjunto quando tomarão posse os novos ministros Eugênio Aragão, ministro da Justiça; Mauro Lopes, Secretaria de Aviação Civil; e Jaques Wagner, ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República;

3 – Uma vez que o novo ministro, Luiz Inácio Lula da Silva, não sabia ainda se compareceria à cerimônia de posse coletiva, a Presidenta da República encaminhou para sua assinatura o devido termo de posse. Este só seria utilizado caso confirmada a ausência do ministro.

4 – Assim, em que pese o teor republicano da conversa, repudia com veemência sua divulgação que afronta direitos e garantias da Presidência da República.

5 – Todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis serão adotadas para a reparação da flagrante violação da lei e da Constituição da República, cometida pelo juiz autor do vazamento.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

16/03/2016 – 20:41

Janot vai abrir inquérito contra Dilma, diz revista

Segundo a coluna Radar On-Line, da revista VEJA, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está decidido em pedir abertura de inquérito contra a presidente Dilma Rousseff por obstrução de investigação judicial.

Janot já tinha essa convicção desde a delação de Delcídio do Amaral, segundo a revista, antes da divulgação do áudio entre ela e Lula.

16/03/2016 – 20:30

Mais imagens de Brasília

16/03/2016 – 20:29

Porto Alegre registra protestos

16/03/2016 – 20:17

Panelaços são registrados em Brasília

16/03/2016 – 20:12

Um a menos

16/03/2016 – 20:09

#OcupaBrasília

A hashtag #OcupaBrasília é a segunda mais comentada no Twitter em todo o mundo. No Brasil, obviamente, é a primeira.

16/03/2016 – 20:07

Aos perdidos

Entenda aqui todos os pontos da revolta pública contra a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil.

Lula vai assumir Casa Civil, diz líder do governo na Câmara

16/03/2016 – 20:01

Mais imagens da Avenida Paulista

16/03/2016 – 19:59

Enquanto isso, na Câmara…

16/03/2016 – 19:58

Imagens de manifestantes mostram Palácio do Planalto

16/03/2016 – 19:57

Advogado de Lula concede entrevista coletiva

“Não existe ação penal contra o presidente Lula e se houver será julgada pelo STF”, afirma Cristiano Zanin Martins.

16/03/2016 – 19:56

Advogado de Lula concede entrevista coletiva

“Não havia decisão [na instância], nem necessidade de divulgar o áudio nesse momento. A finalidade extrapola o âmbito do processo”, segue o advogado. 

“Não existe competência da Vara de Curitba revela finalidade que não é processual, esse não é o papel do judiciário.”

16/03/2016 – 19:55

Advogado de Lula concede entrevista coletiva

“O que ocorreu foi uma arbitrariedade muito grande, afinal um grampo contra uma presidente da República é muito grave e o ato está incentivando uma convulsão social”, diz Cristiano Zanin Martins.

16/03/2016 – 19:48

Veja aqui o grampo com conversa entre Lula e Dilma

16/03/2016 – 19:45

Ronaldo Caiado fala à imprensa sobre áudios

Antes disso, o senador discursou no planário da Casa.

16/03/2016 – 19:41

Avenida Paulista também tem manifestantes

16/03/2016 – 19:39

#OcupaBrasília

Neste momento, a hashtag #OcupaBrasília é a segunda mais falada no Twitter no Brasil.

16/03/2016 – 19:38

Políticos de oposição convocam a pressionar o governo

16/03/2016 – 19:36

Fotos mostram a porta da residência presidencial

Agora espotaneamente o povo protestanto na frente do Palácio do Planalto!

Publicado por Bruno Araújo em Quarta, 16 de março de 2016

16/03/2016 – 19:36

Senadores de situação depõe contra “vazamento” de áudio

16/03/2016 – 19:34

Bolsonaro é um dos oposicionistas na porta do Planalto

16/03/2016 – 19:33

Políticos estão com manifestantes na porta do Planalto

Notícias sobre