Procon encontra comida vencida no Paris 6 e no Eataly

O Procon de São Paulo encontrou alimentos fora do prazo de validade em sete restaurantes badalados

São Paulo – O Procon de São Paulo encontrou alimentos fora do prazo de validade nas cozinhas do Paris 6 e do Eataly, entre outros restaurantes badalados. A operação feita entre quinta (8) e terça-feira (13) em 23 estabelecimentos flagrou comida vencida em sete restaurantes.

No Paris 6, nos Jardins, havia 5 kg de linguiça fora do prazo. No Eataly, na Vila Nova Conceição, a blitz viu 130 kg de creme de cacau e 40 kg de chocolate vencidos, entre outros alimentos. No Outback, o Procon encontrou costelas temperadas e tortillas de milho fora da validade.

Os fiscais do órgão de defesa do consumidor também flagraram  problemas em outros quatro restaurantes. Na Churrascaria Fogo de Chão, havia feijão e peixe vencidos. No Jardim de Napoli, o Procon viu massas de fabricação própria e molho de tomate fora do prazo.

No Amadeus, os fiscais encontraram molho de tomate, salada de polvo e shoyo e gelatina fora da validade. Na Pizzaria Dona Firmina, havia ovos de codorna e suspiros vencidos.

Seis restaurantes não mantinham afixado na entrada a relação de preços do Cardápio: Coco Bambu, D.O.M., Emiliano, Jardim de Napoli, Pizzaria Dona Fimina e Pizzaria Quintal do Bráz.

Dez casas mantinham na cozinha produtos abertos sem informação de data de abertura para preparo de alimentos: Coco Bambu, Eataly, Família Mancini, Fogo de Chão, Jardim de Napoli, Pizzaria Dona Firmina, Rodeio, Rubayat Faria Lima, Terraço Itália e Vento Haragano

Os restaurantes vão responder ao processo administrativo e podem ser multados.

O que dizem os restaurantes

O dono do Paris 6, Isaac Azar, disse a Folha de S. Paulo que a linguiça não seria servida: eram duas amostras que ele havia pedido a empresas, mas que não chegou a experimentar porque está em Miami.

A Bráz Pizzaria informou que não houve impacto nenhum aos seus clientes. “Corrigimos prontamente”. Já a Churrascaria Fogo de Chão disse que os itens vencidos eram amostras recebidas de fornecedores que já iriam para o lixo.

O Jardim de Napoli diz que a visita aconteceu em horário de trocas de equipe, “quando retiram os itens do dia anterior, todos devidamente etiquetados e prontos para serem descartados” e que os produtos que estavam abertos “eram para consumo imediato”.

Segundo o Eataly, foram encontrados 130 kg de creme de avelã vencidos no estoque da loja, que estavam “em processo para destruição”. “Por uma falha humana, esses produtos não estavam com a sinalização correta, indicando que esse procedimento seria realizado”, afirmou.

O Terraço Itália alega que os produtos abertos eram leite e óleo usados nas preparações diárias e estavam na validade.

A EXAME.com, a pizzaria Dona Firmina informou que “os produtos fora da validade encontrados não seriam preparados para os clientes. Eles tinham sido deixados por um representante que queria apresentar seu produto e, ainda dentro do prazo de validade, foram doados aos funcionários, que esqueceram de levar para casa. Os produtos abertos estavam sendo usados para a elaboração do tiramissu no momento que a equipe do Procon entrou em nossa cozinha.  Temos uma nutricionista que visita a casa diariamente e preza pela qualidade de todos os ingredientes servidos aos nossos clientes”.

Os demais restaurantes ainda não se manifestaram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s