Polícia prende 77 no RS em operação contra tráfico

Na Operação Navalha, desencadeada na madrugada de hoje (30), os agentes devem cumprir até o final do dia mais 18 mandados de prisão

Curitiba – A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu até agora 77 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na fronteira oeste, no município de São Borja. Na Operação Navalha, desencadeada na madrugada de hoje (30), os agentes devem cumprir até o final do dia mais 18 mandados de prisão.

“Podem ter ocorrido até mais prisões. Estamos com 124 equipes, no total [há] 632 policiais nas ruas, e a cada momento chega uma equipe com presos, armas, drogas, dinheiro, veículos apreendidos com integrantes de 13 facções criminosas que lideravam a venda de drogas em vários pontos da cidade”, disse à Agência Brasil o delegado Gerri Adriane Mendes, coordenador da ação. Segundo a Polícia Civil, é a maior operação já realizada no estado.

De acordo com o delegado, a polícia vinha investigando os envolvidos há dois anos. “As investigações não terminam aqui, de posse do que foi apreendido vamos continuar averiguando por mais 30, 60 dias. Podemos chegar a mais pessoas envolvidas.”

O delegado disse que os líderes das quadrilhas tiveram a prisão temporária decretada, mas os nomes não podem ser divulgados, por enquanto, para não atrapalhar as investigações. A polícia apurou que uma das facções tinha cerca de 40 integrantes e cada um dos pontos de droga comercializava entre R$ 500 e R$ 2 mil por dia.

A Operação Navalha é um trabalho integrado do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos, e dos departamentos de Polícia do Interior, de Polícia Metropolitana, de Investigações Criminais, de Investigações do Narcotráfico, de Telecomunicações, de Informática Policial e da Criança e do Adolescente.