Carne Fraca: Parte da propina de frigoríficos abastecia PMDB e PP

Segundo PF, dinheiro de propina paga a fiscais do Ministério da Agricultura era destinada a partidos

Curitiba – A JBS e a BRF, duas das maiores companhias globais da indústria de carnes, articulavam fraudes em fiscalizações do Ministério da Agricultura com um esquema de pagamento de propina, de acordo com investigação da operação Carne Fraca, deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Federal.

O delegado federal Maurício Moscardi Grillo afirmou nesta sexta-feira, 17, que parte do dinheiro arrecadado pelo esquema de corrupção envolvendo fiscais e maiores frigoríficos do País, descoberto pela Operação Carne Fraca, era abastecia o PMDB e o PP.

“Dentro da investigação ficava bem claro que uma parte do dinheiro da propina era, sim, revertido para partido político. Caracteristicamente, já foi falado ao longo da investigação dois partidos que ficavam claros: o PP e o PMDB”, afirmou.

O esquema seria liderado por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio. Segundo a PF, a operação detectou, em quase dois anos de investigação, que as Superintendências Regionais do Ministério da Pesca e Agricultura dos Estados do Paraná, Minas Gerais e Goiás “atuavam diretamente para proteger grupos empresariais em detrimento do interesse público”.

“Os agentes públicos, utilizando-se do poder fiscalizatório do cargo, mediante pagamento de propina, atuavam para facilitar a produção de alimentos adulterados, emitindo certificados sanitários sem qualquer fiscalização efetiva”, diz PF.

O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, aparece em grampo telefônico capturado pela Polícia Federal durante as investigações.  Na conversa interceptada, o ministro chama o fiscal apontado como líder de esquema de “grande chefe” e questiona sobre problemas em um frigorífico no Paraná.

Defesas

A JBS divulgou nota sobre o assunto: “Em relação a operação realizada pela Polícia Federal na manhã de hoje, a JBS esclarece que não há nenhuma medida judicial contra os seus executivos. A empresa informa ainda que sua sede não foi alvo dessa operação”, diz o texto.

“A ação deflagrada hoje em diversas empresas localizadas em várias regiões do país, ocorreu também em três unidades produtivas da Companhia, sendo duas delas no Paraná e uma em Goiás. A JBS e suas subsidiárias atuam em absoluto cumprimento de todas as normas regulatórias em relação à produção e a comercialização de alimentos no país e no exterior e apoia as ações que visam punir o descumprimento de tais normas”.

“A JBS no Brasil e no mundo adota rigorosos padrões de qualidade com sistemas, processos e controles que garantem a segurança alimentar e a qualidade de seus produtos (…) e se mantém à disposição das autoridades com o melhor interesse em contribuir com o esclarecimento dos fatos.”

O espaço está aberto para manifestações dos partidos citados pelo delegado Maurício Moscardi Grillo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Rafael Moraes

    Acho que o pessoal que vive falando do filho do Lula ser o dono da JBS/ friboi deve parar com essa asneira. Essa operação veio a calhar…

  2. sergio augusto da silva

    A Pecuária finalmente descoberta.
    Agora além de maus tratos, crueldade aos animais …
    – trabalho escravo;
    – assassinato de índios;
    – violência no campo;
    – desmatamento da Amazônia e dos biomas brasileiros;
    – consumo de água insustentável
    – setor que mais polui o meio ambiente
    – rodeios e vaquejadas
    Agora têm a corrupção e adulteração de um alimento que causa câncer e não recomendado pela ONU?
    O que pode esperar desse setor que ganha dinheiro com a morte e violência?
    O que mais precisa para as pessoas deixarem de financiar assassinos de animais e pessoas?
    Não vai ter paz se da boca pra dentro engole violência.
    O mundo vai ser vegano, não há mais volta.

    1. Caia Martins

      Olha só companheiro…, ainda dá tempo de apagar esse teu post e não passar mais vergonha. Vai te informar, ok!

    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu deus… proibam a maconha!

    3. maconha de cu é rola mano, abre os olhos e olha o que estão fazendo com nossa comida há anos, sérgio tem toda razão

  3. Hamilton Passos

    Esse é o reflexo de uma realidade que foi instaurada no País nas últimas gestões. Tudo por aqui , foi administrado através da corrupção. Alta lucratividade, fiscalização comprada e selos de inspeção e qualidades comprados também. A corrupção, sem vergonhice, a cara de pau, já é uma caracteristica de tudo que existe neste país e presente em todos os setores impregnado no DNA. Esses jovens da federal estão fazendo um ótimo trabalho, todo o sistema corrupto é ramificado e se junta a outras áreas. Vem muito mais por ai.

  4. Helcio Batista da Silva

    Está tudo podre no poder do Brasil.

  5. Ué?! A Friboi não era do Lulinha Coxinhas? Rindo muito: Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Irineu Pereira Coutinho

    Bom, agora vai começar o tal jogo conhecido como cabo de guerra e nós ficamos no meio disso tudo indignados com cara de paisagem. Está na hora de levar esse País mais a sério, respeitando os Brasileiros, que pagam as contas.

  7. Ozenir Silva

    Agora está ficando claro os motivos das brigas entre os partidos para pegarem cargos públicos, cada um quer fazer as suas boquinhas, como se não bastasse os seus altos salários e as demais mordomias. O PMDB e outros partidos se deixaram contaminar com os ptralhas e comunistas. Pobre Brasileiros, estamos refém destas organizações criminosas.

    1. Ronaldo Alves

      . O PMDB e outros partidos se deixaram contaminar pelo PT? Sério isso? O PMDB do Sarney e do Quércia, tão inocentes coitados….Ahan, senta lá Cláudia…..

  8. Santi Renosto

    Que coisa não, coxinhada?!

  9. Marco Antonio Gonçalves

    É impressionante como aparecem coisas mal feitas no Brasil e, quase todas, envolvem partidos políticos. Quando terá fim tanta sem vergonhice e espertezas no país? Será que um dia seremos considerados um país sério?

  10. Os petistas de plantão estão usando a notícia para livrar a cara do Lulinha
    Mas é mais uma prova que tem o dedo do lula nessa empresa que recebeu bilhões do BNDS e com certeza a famiglia lula recebe alguns milhões por conta.

  11. Carlos Almeida

    PARABÉNS A POLÍCIA FEDERAL, O POVO BRASILEIRO CONTA COM O TRABALHO HONESTO QUE VOCÊS FAZEM .Esperamos que os culpados permaneça um bom tempo na cadeia.