Os números que traduzem o perfil dos jovens brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que a renda média mensal dos jovens brasileiros é de um a dois salários mínimos

São Paulo – Um quarto da população brasileira tinha, em 2015, entre 15 e 29 anos. Isso equivale a 48,3 milhões de pessoas. É o que mostra a edição mais recente da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, 44% desse grupo etário trabalhava, 20,8% só estudava e 15,4% trabalhavam e estudavam simultaneamente.

O levantamento também constatou que 6 em cada 10 jovens entre 15 e 29 anos já estavam casados e com filhos. Na contramão, 13,3% das pessoas pertencentes ao grupo ainda moravam com os pais e apenas 2,3% viviam sozinhos.

No ano passado, a renda mensal de jovens entre 15 e 29 anos de idade não ultrapassou 2 salários mínimos. Esse valor não chega a R$ 1.800 por mês.  A remuneração, porém, era pior há dez anos. Em 2005, 32,6% faturavam até dois salários mínimos e 11,7% viviam com meio salário mínimo. Em 2015, as pessoas passaram a ganhar mais: 43,8% recebiam até dois salários mínimos e 8,2% ganhavam até meio salário.

Veja, no infográfico, mais detalhes sobre a pesquisa do IBGE.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Lu Ain Zaila

    A matéria não cita a fonte, mas acredito que seja está…
    http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2015/

    E mais, nesta semana saiu a matéria falando da Pisa sobre a leitura, interpretação e etc. do brasileiro, mas está matéria carece de esclarecimentos que um simples gráfico de pizza resolveria. E fica a pergunta… Foi pressa em publicar ou faltou capacidade de interpretação ao montar o infográfico??? Ambas as respostas dão medo…