Obama parabeniza Dilma por vitória e espera ampliar parceria

O presidente americano parabenizou Dilma pela reeleição e disse que espera falar com ela nos próximos dias para aumentar parceria

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou nesta segunda-feira Dilma Rousseff por sua reeleição e disse esperar falar com ela “nos próximos dias” para tentar aumentar a parceria bilateral.

Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, transmitiu a felicitação de Obama à presidente do Brasil, país que ele qualificou como “grande parceiro” para os Estados Unidos.

“Estamos comprometidos em seguir trabalhando com a presidente Dilma para fortalecer nossa relação bilateral”, afirmou o porta-voz de Obama.

Além disso, detalhou que o presidente americano espera “nos próximos dias parabenizá-la pessoalmente” por sua vitória nas eleições de ontem e dialogar sobre como aumentar a parceria bilateral em educação, energia e comércio, entre outros assuntos.

A relação entre os dois países foi seriamente afetada por causa das revelações do ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) americano Edward Snowden, que denunciou que Washington espionou as comunicações pessoais de Dilma Rousseff, assim como de ministros e de empresas nacionais.