O que muda com as alterações no programa Leve Leite?

Com a mudança, o prefeito João Doria (PSDB) estima reduzir os gastos da prefeitura em 55%

São Paulo – O pente-fino no programa de entrega de leite para crianças da prefeitura São Paulo já tem data para entrar em vigor: a partir de março, a prefeitura vai cortar o benefício para 484,5 mil crianças e adolescentes. Desde 1995, quando o programa Leve Leite foi criado, jovens de até 14 anos matriculados na rede municipal de ensino tinham direito ao alimento.

Neste ano, porém, a prefeitura decidiu atender apenas crianças de 0 a 6 anos e ampliar a entrega àquelas da mesma faixa etária que estão em situação de pobreza e fora da escola. Além do corte na idade, a quantidade do produto também será alterada. Com a mudança, o prefeito João Doria (PSDB) estima reduzir os gastos em cerca de 55%.

A Secretaria da Educação diz que o recorte se justifica, pois o leite está incluso em quantidade adequada nas refeições das unidades escolares. Dessa forma, segundo a pasta, o alimento entregue servirá para os finais de semana. Já a prioridade aos mais pobres visa reduzir o déficit de cálcio na primeira infância, período que compreende ente o nascimento até os primeiros seis anos de vida.

Em contrapartida, na avaliação de nutricionistas consultados por EXAME.com, o leite é necessário em todas as faixas etárias e, considerando que as famílias são de baixa renda e podem não ter acesso a outras fontes de cálcio, a ausência do alimento poderia gerar impactos nutricionais negativos às crianças de 7 a 14 anos.

“Cerca de 40% da massa óssea de uma pessoa é formada até os 14 anos”, diz a nutricionista da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rosana Farah. “Uma dieta pobre em cálcio durante a fase de desenvolvimento aumenta a probabilidade do indivíduo desenvolver osteopenia e osteoporose [problemas na estrutura dos ossos] na idade adulta.”

Veja, no infográfico, como vai ficar o programa Leve Leite.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Marcelo Sampaio

    Tem que fazer isto mesmo.Marmanjo ganhando leite e vendendo enquanto criança ficando sem.