Número de inscritos no Sisu já supera o do ano passado

Mais de 1 milhão de candidatos já se inscreveram no sistema; interessados tem até a próxima quinta-feira para se cadastrarem

Brasília – Até o meio-dia de hoje, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou inscrições de 1.091.890 candidatos interessados em disputar uma das 108 mil vagas em universidades públicas oferecidas para o primeiro semestre de 2012. O número já supera o total de inscritos na edição do Sisu do início de 2011. A ferramenta, criada pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar o processo seletivo de universidades públicas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entrou no ar à meia-noite de sexta-feira e recebe inscrições até 12 de janeiro, exclusivamente pela internet.

No total, o sistema já recebeu 2.108.408 – cada estudante pode se inscrever em até dois cursos. O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de inscrições até o momento: 278 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais (233 mil), São Paulo (185 mil), o Ceará (160 mil) e o Rio Grande do Sul (143 mil).

Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. É necessário informar o número de inscrição e a senha de cadastro do Enem 2011. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino dias 19 e 20 de janeiro para fazer a matrícula. O participante selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda tenham vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.