Brasília - Os brasileiros poderão solicitar o visto para ingressar na Austrália por meio eletrônico a partir de amanhã. A concessão é gratuita e o turista poderá ficar no país por três meses.

Segundo a embaixada australiana, o objetivo é facilitar a concessão do visto. As informações necessárias sobre o procedimento estarão em inglês na página do Departamento de Imigração e Cidadania da Austrália

Pode solicitar o visto pela internet quem for à Austrália para turismo, visitar amigos ou parentes, negócios e conferências. Quem pretende ir ao país para tratamento médico ou para longas estadias deverá solicitar outro tipo de visto.

A concessão será comunicada por meio eletrônico (e-mail) e a pessoa deverá manter a notificação quando for à Austrália. Os detalhes do visto ficarão gravados eletronicamente e as autoridades aéreas irão consultar esses dados para permitir a entrada da pessoa.

Atualmente, os brasileiros têm que preencher um formulário em papel, pagar uma taxa e levar a documentação a uma representação diplomática australiana. O visto costuma ficar pronto em duas semanas. Agora, ele poderá ser concedido em três dias úteis.

O formulário para concessão do visto poderá ser acessado na página da embaixada.

Tópicos: Austrália, Países ricos, Turismo, Setores