Salários

São Paulo – Os salários dos servidores do Executivo Federal foram divulgados ontem no Portal da Transparência, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação.

Na teoria, o salário bruto da presidente Dilma Rousseff é igual ao de seus ministros: 26.723,13 reais. Na prática, os chefes ministeriais podem receber mais por causa da diferença nos descontos e, principalmente, às remunerações por participação em conselhos de estatais.

Os dados não incluem a remuneração obtida em todos os conselhos das companhias em que o governo é sócio ou tem ações preferenciais. Quem participa do conselho da Petrobras, por exemplo, teve o chamado "jeton" divulgado, mas os membros de Itaipu e Embraer, não. Além disso, os benefícios, como vale-alimentação, só serão publicados em agosto.

Os montantes recebidos por 10 dos 38 ministros não estão disponíveis porque recebem pelos órgãos de origem. Judiciário e Legislativo ainda não divulgaram quando publicarão os proventos dos servidores.

Clique nas fotos ao lado para ver o salário bruto de alguns figurões do governo e a comparação destes valores com cargos na iniciativa privada, retirados da tabela de salários de EXAME.com.

Tópicos: Alexandre Tombini, Personalidades, Economistas, Dilma Rousseff, Políticos, Políticos brasileiros, PT, Política no Brasil, Guido Mantega, Miriam Belchior, Salários, Servidores