Ganham bem ou mal?

São Paulo – Comparado ao salário médio da população do Rio de Janeiro, o governador da foto, Sérgio Cabral, não pode reclamar: recebe cerca de 13 vezes mais, com um ganho bruto de 20,6 mil reais todos os meses. Já os trabalhadores em geral ficam com 1.521 reais.

Mas Sérgio Cabral está longe de poder se gabar para os próprios pares: se ganha mais que o dobro do menor salário do Brasil – de Eduardo Campos, de Pernambuco – existem outros 10 governadores com holerites superiores.

O salário médio dos chefes dos executivos estaduais no país é de 19.867 reais, o que corresponde a cerca de 30 salários mínimos. Mas alguns governadores levam para casa quase 40; outros, menos de 15.

Clique nas fotos para conferir levantamento de EXAME.com com os salários de todos os governadores do país. Os valores são brutos, sem os posteriores descontos previdenciários e de Imposto de Renda.

Os dados foram comparados com o rendimento médio mensal dos trabalhadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2011, do IBGE.

Tópicos: Antônio Anastasia, Políticos brasileiros, Políticos, Política no Brasil, Dados de Brasil, América Latina, Governadores, Eduardo Campos, Geraldo Alckmin, Salários, Sérgio Cabral, PMDB