Onde se mata mais

São Paulo – É fato: quando se contabilizam os homicídios dolosos (aqueles em que há intenção de matar), os latrocínios (roubos seguidos de morte) e agressões que resultaram em óbitos – que formam juntos os chamados crimes letais intencionais – os estados do Nordeste aparecem tristemente à frente no ranking a seguir. Dos sete primeiros lugares, seis são da região.  

É o que mostram os dados do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado hoje.

Apesar da diminuição de quase 20% no número de mortes intencionais, Alagoas mantém-se como a unidade da federação com os números mais altos.

É preciso observar que a comparação parte de números relativos, isto é, considera o tamanho da população para que não haja distorções.

Em todo o país, a taxa de crimes letais com intenção por parte de quem os comete cresceu 7,6% entre 2011 e 2012 e alcançou 50.108 casos. Trata-se de um recorde desde que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) passou a contabilizar os números, em 2008.

Nem todos os dados são confiáveis, porém: pelo menos oito estados apresentam informações inconsistentes ou não alimentam o sistema nacional de estatísticas adequadamente. Estes foram sinalizados nas fotos a seguir.

Confira os estados com os maiores índices de violência do Brasil.

Tópicos: Alagoas, Nordeste, Violência urbana