Aeroportos

São Paulo - Depois de divulgar planos para as ferrovias e rodovias, o próximo passo de Dilma Rousseff será, até dia 15 de setembro, apresentar seus pacotes de incentivo para aeroportos e portos brasileiros. Espera-se que o modelo de PPPs (parcerias público privadas) seja utilizado.

E o pacote chega em boa hora: com o aumento no número de passageiros, grande parte dos aeroportos funciona hoje muito próximo de sua capacidade máxima.

O número utilizado como capacidade por ano de passageiros foi o número máximo, que considera que o aeroporto esteja funcionando o tempo todo em horário de pico o que, claro, não acontece. Mesmo assim, com os números do ano passado já dá para ver que esses aeroportos atuaram em condições desconfortáveis e muito próximas do limite.

Até julho de 2012, a quantidade de passageiros também assombra: em alguns casos, mesmo antes das férias e dos feriados do fim do ano já mais da metade da capacidade máxima foi alcançada. Os números incluem também uma das principais reclamações dos passageiros: a quantidade de vagas nos estacionamentos (para carros, mesmo).

Clique nas fotos acima e confira os números dos mais movimentados aeroportos brasileiros.

Tópicos: Aeroportos, Aeroporto de Brasília, Transportes, Transportes no Brasil, Aeroportos do Brasil, Brasília, Aeroporto de Guarulhos, Setor de transporte, Empresas, Congonhas, Galeão, Infraestrutura