São Paulo – Depois de fazer fama no Brasil, o “Batman de Taubaté” ganhou destaque na mídia internacional, sendo citado por veículos como BBC, Time, MSNBC, Al Jazeera e Telegraph nesta semana.

O “super-herói” foi convocado pela Polícia Militar a integrar uma campanha de combate à violência no município.

A identidade secreta do paladino da justiça é André Luiz Pinheiro, 50 anos, militar aposentado da Marinha, fã do herói dos quadrinhos.

Pinheiro foi convidado a fazer parte do “Movimento Pela Paz”, um esforço conjunto de diversos órgãos locais - incluindo as polícias Militar e Civil, associações comerciais e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – para combater a criminalidade no município.

O papel de Pinheiro não será combater “vilões” nas ruas, mas sim dar palestras para crianças e adolescentes para afastá-los do caminho do mal - segundo autoridades locais, a cidade registra alto índice de envolvimento de menores de 18 anos em crimes.

Pinheiro coleciona fantasias de super-heróis desde os 46 anos e já tem mais de 200 trajes em seu guarda-roupa. Antes de se juntar ao movimento, fazia participações em festas e eventos vestido de Cavaleiro das Trevas.

Tópicos: Batman, Crime, Polícia Militar