As primeiras entre 5,5 mil cidades

S%26atilde;o Paulo – Os municípios desta lista reúnem, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o que há de melhor no Brasil considerando a média entre educação, saúde, renda e emprego.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado hoje, é uma espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) calculado pela ONU. Não mede exatamente qualidade de vida, mas está relacionado a ela.

As 10 primeiras colocadas deste ranking são paulistas, e apenas MG, ES, PR, RS e SC têm representantes na lista divulgada anualmente desde 2008. Dentre as capitais, a campeã foi Curitiba.

O índice vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor. Acima de 0,8, a cidade é considerada com alto desenvolvimento. São 328 nesta situação no país, de acordo com a Firjan.

Os dados se referem a 2010. Veja o que foi levado em consideração:

Emprego e renda: geração, estoque e salários médios dos empregos formais
Educação: taxa de matrícula infantil, abandono, distorção idade-série, entre outros
Saúde: número de consultas pré-natal, óbitos por causa mal definidas e óbitos infantis evitáveis

Clique nas fotos para conferir as cidades mais desenvolvidas do Brasil, com a respectiva nota geral e a de cada indicador analisado.

Tópicos: Dados de Brasil, América Latina, Cidades brasileiras, Desenvolvimento econômico, Desenvolvimento, Rankings, Listas