São Paulo - José Zunga Alves de Lima, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-sindicalista e funcionário da Oi, foi o responsável por conseguir a instalação de uma antena telefônica para o sítio em Atibaia, de acordo com reportagem publicada nesta quarta pela Folha de S. Paulo.

Ainda segundo o jornal, a antena foi dada como um "presente" para Lula, e a tramitação do pedido de instalação teve o aval de Otávio Marques de Azevedo, presidente da AG Telecom, uma das controladoras da Oi e parte do grupo Andrade Gutierrez.

A empreiteira é investigada pela operação Lava Jato, por participar do esquema de propinas envolvendo a Petrobras. Apesar das investigações não citarem a Oi, Marques de Azevedo ficou preso por oito meses e é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

A Oi alugou um terreno a 100 metros do sítio para construir a antena que, segundo cálculos de engenheiros de telecomunicações na reportagem da Folha de S. Paulo, pode ter custado cerca de R$ 1 milhão, incluindo custos com licenças, taxas e equipamentos.

Enquanto isso, no litoral

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) cancelou os depoimentos que o ex-presidente e sua esposa, Marisa Letícia, dariam nesta quarta-feira a um promotor de São Paulo em  inquérito que apura suspeitas de lavagem de dinheiro por meio de um apartamento tríplex no Guarujá, no litoral paulista.

O conselheiro Valter Shuenquener de Araújo determinou que os depoimentos de Lula e Marisa sejam suspensos até que o CNMP decida sobre o prejulgamento cometido pelo promotor que ouviria o ex-presidente.

Cássio Conserino, o promotor em questão, anunciou que indiciaria Lula e Marisa por ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro mesmo antes de ouvi-los.

Texto atualizado às 08h38

Tópicos: Empresas, Andrade Gutierrez, Holdings, Empresas brasileiras, Presidente Lula, Luiz Inácio Lula da Silva, Personalidades, Políticos, Políticos brasileiros, PT, Política no Brasil, Brasil Telecom, Oi, 3G, Telecomunicações, Telemar, Operadoras de celular, Serviços, Empresas abertas, Empresas portuguesas