São Paulo — Pesquisa CNI-Ibope divulgada na manhã desta quarta-feira (30) mostra que 69% dos brasileiros consideram o governo da presidente Dilma Rousseff como ruim ou péssimo. Em dezembro do ano passado, quando a mesma pesquisa foi feita, 70% fazia a mesma avaliação. 

Mesmo com uma pequena queda na reprovação, os números ainda colocam o governo Dilma como o mais impopular desde os últimos anos do governo de José Sarney. A pesquisa mostra ainda que para 19% dos brasileiros o governo é regular. Em dezembro do ano passado, 20% da população dizia o mesmo. 

Um em cada dez brasileiros considera a gestão atual como boa ou ótima. A popularidade da presidente varia de região para região. No Nordeste, 18% da população avalia positivamente o governo Dilma. No Sul, no Norte e no Centro-Oeste, apenas 8% tem a mesma opinião. No Sudeste, sete em cada dez aprovam a gestão da presidente. 

Maneira Dilma de governar

Os entrevistados também foram questionados sobre a maneira de Dilma governar. Pouco mais de 80% deles reprovam a forma como a presidente conduz o país, 14% aprovam e 3% não souberam responder. 

Oito em cada dez disseram não confiar na presidente Dilma. Em dezembro, 78% dos brasileiros pensavam o mesmo. O percentual dos que confiam permaneceu o mesmo: 18%. 

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 17 e 22 de abril, em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Tópicos: Dilma Rousseff, Personalidades, Políticos, Políticos brasileiros, PT, Política no Brasil, Governo Dilma, Política