Marisa tem morte cerebral, e Lula autoriza doação de órgãos

Mulher do ex-presidente Lula estava internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 24 de janeiro por causa de um AVC

São Paulo — A ex-primeira dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não apresenta mais fluxo cerebral, segundo boletim divulgado pelo hospital Sírio Libanês nesta quinta-feira, 2. 

O ex-presidente Lula já autorizou o início dos procedimentos de doação de órgãos de sua esposa. Ela estava internada na UTI do hospital Sírio Libanês desde a terça-feira, dia 24 de janeiro, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em sua casa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A informação foi confirmada pelo ex-presidente em sua conta de Facebook. Na mensagem, ele agradece as demonstrações de apoio dos últimos dias.

Em casos de ausência completa de atividade cerebral (morte cerebral), o desligamento dos aparelhos e a confirmação da morte oficial acontecem após o procedimento de doação dos órgãos.

O AVC aconteceu em decorrência da ruptura de um aneurisma cerebral (dilatação de uma artéria ou veia que irriga o cérebro). Inicialmente, Marisa foi atendida no Hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde se diagnosticou o AVC. Depois, foi encaminhada ao Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

Após o atendimento de emergência, ela foi submetida à embolização (estancamento) do aneurisma para conter a hemorragia. Também foi instalado um cateter para drenar o sangue que se espalhou pelo cérebro e para medir a pressão intracraniana. Esse aneurisma já havia sido diagnosticado há 10 anos, mas, como era pequeno, na época os médicos avaliaram que não era necessária uma cirurgia.

Desde que recebeu o tratamento para conter o AVC, Marisa esteve em coma induzido na UTI do Sírio Libanês. Na segunda-feira, dia 30 de janeiro, foi detectada, em um ultrassom, a presença de trombose venosa profunda dos membros inferiores na ex-primeira dama. Os médicos realizaram a passagem de um filtro de veia cava inferior com o objetivo de prevenir a ocorrência de embolia.

Biografia

Marisa Letícia nasceu em 7 de abril de 1950, em São Bernardo do Campo, em uma família de imigrantes italianos da região de Palazzago, na Província de Bérgamo, norte da Itália. Seus pais, nascidos no Brasil, eram vendedores de verduras e legumes na região do ABC Paulista.

Marisa estudou apenas até a 7ª série e, ainda criança, começou a trabalhar como babá. Aos 13 anos, ela teria se tornado operária em uma fábrica de chocolates. Depois, trabalhou no departamento de educação da prefeitura de São Bernardo do Campo.

Em 1970, Marisa casou-se pela primeira vez com Marcos Cláudio dos Santos, um taxista que morreu em São Bernardo do Campo três meses depois do casamento. Ela estava grávida na época e seu filho sequer chegou a conhecer o pai.

Conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos em 1973, quando, aos 23 anos, tentava obter um pecúlio deixado pelo primeiro marido. Casou-se com o metalúrgico em 1974 e, com ele, teve mais três filhos, Fábio, Sandro e Luís Cláudio.

O filho do primeiro casamento, Marcos Cláudio, foi registrado por Lula e, mais tarde, também incorporou o sobrenome Lula da Silva no registro, em homenagem ao padrasto.

Um ano depois do casamento, Lula se tornou líder do sindicato, e Marisa, figura avessa aos holofotes e a entrevistas, passou a acompanhar o marido na vida política com seu jeito discreto.

Ela estava ao lado de Lula quando ele foi preso em casa em 1980 pelos agentes do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) durante a ditadura militar. No período em que morou no Palácio da Alvorada, quando Lula foi presidente, entre 2004 e 2011, Marisa optou por não se envolver nos assuntos políticos do marido. Como primeira dama, não fez parte de programas sociais do governo, o que antecessoras na posição haviam feito.

Em setembro de 2016, junto ao marido Fábio Luís Lula da Silva (o Lulinha), Marisa tornou-se ré na Operação Lava Jato em denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) e acolhida pelo juiz federal Sérgio Moro. Ela responde pela acusação de lavagem de dinheiro por conta de um apartamento tríplex no Guarujá. O imóvel (e reformas feitas nele) seria resultado de propinas recebidas do Grupo OAS.

Ela também teve seu nome envolvido na investigação da Polícia Federal (PF), no âmbito da Lava Jato, sobre o sítio de Atibaia, de propriedade dos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna. Segundo relatório da PF, Marisa e Lula seriam donos do sítio e teriam orientado reformas de mais de R$ 1 milhão na propriedade.

O Instituto Lula e os advogados do casal afirmaram, durante a fase de investigação e denúncia dos dois casos, que o casal não era proprietário do apartamento ou do sítio e que agiram de acordo com a lei.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Triste, contudo… Melhor ela ter falecido q enfrentar presídio feminino.

  2. Ronaldo Silva Jr

    É com enorme tristeza que esta notícia é dada aos brasileiros. Que as divergências políticas fiquem numa outra página e o momento é de muita oração de conforto aos familiares.

    1. Adriano Moralles

      confortados estão com os montantes de dinheiro roubados do povo brasileiro, é capaz de lulinha sacanear com todo mundo ainda balançando as notas de dinheiro no velorio da propria mãe!!!

    2. Arnaldo Oliveira

      Sobre a morte de Marisa… Eu li esse comentário agora de manhã, e gostaria de dar um abraço em quem escreveu.

      “Não estamos felizes pela morte de Marisa Leticia, mulher de Lula. A morte sempre é uma tragédia. Porém não somos hipócritas. Marisa Letícia viveu uma vida de crimes. Foi a fiel comparsa de Lula, o maior bandido da história do Brasil. Usufruiu do melhor que o dinheiro pode comprar, dinheiro roubado que poderia ter salvo milhões de vidas se fosse bem aplicado nos hospitais públicos. Infelizmente Marisa não foi alcançada pela Justiça. Não pagou por seus delitos. Viveu e morreu no luxo, em um dos hospitais mais caros do país e nem gastou para isso. Todos os custos de marisa no Sirio Libanes foram custeados pelo povo brasileiro pois o Governo Federal banca todas as despesas de Presidentes, vices, Senadores, Deputados Federais e de seus familiares nesse hospital,mesmo apos o fim dos mandatos. Ou seja, Marisa ja era rica,dinheiro fruto de roubo e morte de milhões de brasileiros, e ainda se internou no melhor hospital do Brasil com o nosso dinheiro. Morreu em cama quente ao lado dos melhores médicos do Brasil. Enquanto isso trabalhadores honestos morrem no chão gelado dos hospitais publicos sem qualquer tipo de atendimento digno. Não vamos endeusar bandido aqui. A morte não transforma ninguém em santo. Agora que pague o que deve do outro lado, pois se a justiça dos homens e falha, a justiça de Deus e implacável. Uma a menos para roubar o sofrido povo brasileiro.”
      Edilberto Carvalho

    3. Marcelo Nogueira

      Em resposta ao comentário do Sr Edilberto Carvalho.

      Também não estamos felizes pela morte de Marisa Leticia, mulher de Lula, como também, não estaria pelos familiares dos demais larápios da República como Aécio Neves, José Serra, Geraldo Alkmin, Temer, Gedel, Moreira Franco, Cabral, Paes e demais ratos, que ainda sobrevivem na luz da injustiça e continuam custeados por todos nós. Também são comparsas de Lula, maior bandido da história do Brasil? Não somos hipócritas para crucificar um e santificar os outros. Ainda usufruem do melhor que o dinheiro pode comprar, dinheiro que ainda pode salvar milhões de vidas não só em hospitais, mas em outras áreas como saneamento, segurança e educação. Esses que ainda vivem nessa lama ainda podem ser alcançadas pela Justiça e pagar por seus delitos. Vivem no luxo, em todos os confortos do país e não gastam nada por isso, custeados pelo povo brasileiro. Enquanto isso trabalhadores honestos vivem de salário mínimo para aposentar-se aos 65 anos. A questão não é endeusar bandidos aqui, nem tão pouco fazer juízo a quem ainda não foi julgado, condenado e nem sequer pode se defender. Se for assim, atire a primeira pedra, quem lhe arrodeia ou senta à sua mesa. A morte realmente não transforma ninguém em santo e se for uma menos para roubar o sofrido povo brasileiro torça para que os demais também queimem no fogo do inferno e ajude a soprar a fogueira com seu comentário sadio e com a lisura de seu espelho inquebrável.

  3. Adriano Moralles

    no lugar de doar orgãos, devolva aos brasileiro os milhoes de reais roubados pela familia e tente livrar a alma dela do inferno!!!

  4. Adriano Lisboa

    Sírio libanês??? O SUS não é o melhor sistema de saúde do mundo? O pior é que tirando quem leva vantagem, tem gente que realmente acredita.
    Queria ter nascido na Alemanha. Snif snif

  5. Joel Da Silva Segundo

    Comoção eu tenho pelas vítimas do SUS, que morrem todos os dias, pessoas que não tiveram e não tem outra opção, eu nem falo bem nem tenho sentimento por ela, tenho pelos meus pais,…

  6. Adriele Garcez

    E você e sua esposa vão junto

  7. Adriele Garcez

    Ridículo ver um monte de gente, que aposto que sonega imposto falando de honestidade e roubo, gente que nem sequer deve devolver o troco errado quando recebe, bando de hipócritas, pra vcs que desejam o mal e morte dos outros, saibam que o inferno tem um lugar reservado pra vocês

    1. Único comentário que concordo.

    2. Jefferson Barra

      falou a politicamente correta, ridicula!!

  8. Nojo. Só o que sinto ao ler os comentários de todos.
    Descanse em paz guerreira Marisa. Sua missão na Terra não foi fácil. Ser a Primeira Dama do melhor Presidente Eleito que o Brasil teve. Enfrentar as mentiras e farsas que a elite minoria sempre inventou para não dar poder a classe trabalhadora. Ver o marido ir preso apenas por discordar daquilo que todo mundo discordava. Uma mulher que esteve ao lado de Lula. Lutou com ele. E agora lá do Céu estará ajudando o eterno presidente Lula a se livrar das sugeiras da globo e abril juntamente com a Elite minoria.
    E quem discordar de mim reclama. Se expressa aí. Não é ditadura. Não há censura. Cada um pode se expressar como quiser. Graças a Lula e outros guerreiros que lutaram por isso.

    1. Joselito Solene

      Vai se tratar doente mental! Melhor presidente só se foi para você, e a minoria são vocês doentes mentais da esquerda!

    2. É isso aí Joselito. Bate continência e use seu direito de expressão.

    3. Alias. Para mim e outros milhões de brasileiros que ascenderam de classe sociao. ..que tinham comida na mesa. Que tiveram acesso a universidade. Que puderam viajar de avião. Que tiveram direito a energia elétrica. A água….

    4. Jefferson Barra

      dá medo a mulice da esquerda brasileira

  9. bigversatil@gmail.com

    Mas o povo paga imposto sim e muito, a ta quer dizer então que os políticos tem que roubar mesmo ??

  10. Angela Casali

    Que ele sinta a dor da perda…como muitos sentiram e sentem todos os dias com a roubalheira que ele fez e permitiu.soube de suicidios que essa desgraça proporcionou.e a pobreza e morte do povo todos os dias…essa foi a pressão que matou pais de familia.ao menos doe os órgaõs e faça uma boa ação.pois como primeira dama acho que fez um nada pela população.é oque sinto e penso

  11. Angela Casali

    Que ele sinta a dor da perda…como muitos sentiram e sentem todos os dias com a roubalheira que ele fez e permitiu.soube de suicidios que essa desgraça proporcionou.e a pobreza e morte do povo todos os dias…essa foi a pressão que matou pais de familia.ao menos doe os órgaõs e faça uma boa ação.pois como primeira dama acho que fez um nada pela população.é oque sinto e penso

  12. Arnaldo Oliveira

    Sobre a morte de Marisa… Eu li esse comentário agora de manhã, e gostaria de dar um abraço em quem escreveu.

    “Não estamos felizes pela morte de Marisa Leticia, mulher de Lula. A morte sempre é uma tragédia. Porém não somos hipócritas. Marisa Letícia viveu uma vida de crimes. Foi a fiel comparsa de Lula, o maior bandido da história do Brasil. Usufruiu do melhor que o dinheiro pode comprar, dinheiro roubado que poderia ter salvo milhões de vidas se fosse bem aplicado nos hospitais públicos. Infelizmente Marisa não foi alcançada pela Justiça. Não pagou por seus delitos. Viveu e morreu no luxo, em um dos hospitais mais caros do país e nem gastou para isso. Todos os custos de marisa no Sirio Libanes foram custeados pelo povo brasileiro pois o Governo Federal banca todas as despesas de Presidentes, vices, Senadores, Deputados Federais e de seus familiares nesse hospital,mesmo apos o fim dos mandatos. Ou seja, Marisa ja era rica,dinheiro fruto de roubo e morte de milhões de brasileiros, e ainda se internou no melhor hospital do Brasil com o nosso dinheiro. Morreu em cama quente ao lado dos melhores médicos do Brasil. Enquanto isso trabalhadores honestos morrem no chão gelado dos hospitais publicos sem qualquer tipo de atendimento digno. Não vamos endeusar bandido aqui. A morte não transforma ninguém em santo. Agora que pague o que deve do outro lado, pois se a justiça dos homens e falha, a justiça de Deus e implacável. Uma a menos para roubar o sofrido povo brasileiro.”
    Edilberto Carvalho

    1. Georgete Silva Marques

      O melhor comentário na minha opinião. Vamos deixar de hipocrisia pessoal: morreu e é essa morte será bem conveniente para os PTralhas. É o que penso.

    2. Marcelo Nogueira

      Em resposta ao comentário do Sr Edilberto Carvalho.

      Também não estamos felizes pela morte de Marisa Leticia, mulher de Lula, como também, não estaria pelos familiares dos demais larápios da República como Aécio Neves, José Serra, Geraldo Alkmin, Temer, Gedel, Moreira Franco, Cabral, Paes e demais ratos, que ainda sobrevivem na luz da injustiça e continuam custeados por todos nós. Também são comparsas de Lula, maior bandido da história do Brasil? Não somos hipócritas para crucificar um e santificar os outros. Ainda usufruem do melhor que o dinheiro pode comprar, dinheiro que ainda pode salvar milhões de vidas não só em hospitais, mas em outras áreas como saneamento, segurança e educação. Esses que ainda vivem nessa lama ainda podem ser alcançadas pela Justiça e pagar por seus delitos. Vivem no luxo, em todos os confortos do país e não gastam nada por isso, custeados pelo povo brasileiro. Enquanto isso trabalhadores honestos vivem de salário mínimo para aposentar-se aos 65 anos. A questão não é endeusar bandidos aqui, nem tão pouco fazer juízo a quem ainda não foi julgado, condenado e nem sequer pode se defender. Se for assim, atire a primeira pedra, quem lhe arrodeia ou senta à sua mesa. A morte realmente não transforma ninguém em santo e se for uma menos para roubar o sofrido povo brasileiro torça para que os demais também queimem no fogo do inferno e ajude a soprar a fogueira com seu comentário sadio e com a lisura de seu espelho inquebrável.

  13. Carlos Bernardo

    Que coisa triste, Lula deve estar arrasado. Bem que poderiam prender ele depois do velório :3

  14. Rosa Maria M Monteiro

    Ao invés da cadeia dos homens, a Justiça de Deus. Desta, ninguém escapa. Caixão não tem gavetas Sr. Lula e família.Acreditando ou não em Deus será a Ele que julgará a todos nós. Será a Deus que todos nós prestaremos contas. E esta família Lula – de ladrões e pervertidos que não conhecem o Temor a Deus saberá que somente o Temor à Deus é que guarda a Alma do ser humano. Tudo o mais fica na terra. Caixão NÃO TEM GAVETAS.

  15. Gilson Prata

    PARABENS ROGERIO PELO SEU COMENTARIO E ISTO MESMO FOI O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL NOSSO QUERIDO LULA

  16. Marcelo Nogueira

    Em resposta ao comentário do Sr Edilberto Carvalho.

    Também não estamos felizes pela morte de Marisa Leticia, mulher de Lula, como também, não estaria pelos familiares dos demais larápios da República como Aécio Neves, José Serra, Geraldo Alkmin, Temer, Gedel, Moreira Franco, Cabral, Paes e demais ratos, que ainda sobrevivem na luz da injustiça e continuam custeados por todos nós. Também são comparsas de Lula, maior bandido da história do Brasil? Não somos hipócritas para crucificar um e santificar os outros. Ainda usufruem do melhor que o dinheiro pode comprar, dinheiro que ainda pode salvar milhões de vidas não só em hospitais, mas em outras áreas como saneamento, segurança e educação. Esses que ainda vivem nessa lama ainda podem ser alcançadas pela Justiça e pagar por seus delitos. Vivem no luxo, em todos os confortos do país e não gastam nada por isso, custeados pelo povo brasileiro. Enquanto isso trabalhadores honestos vivem de salário mínimo para aposentar-se aos 65 anos. A questão não é endeusar bandidos aqui, nem tão pouco fazer juízo a quem ainda não foi julgado, condenado e nem sequer pode se defender. Se for assim, atire a primeira pedra, quem lhe arrodeia ou senta à sua mesa. A morte realmente não transforma ninguém em santo e se for uma menos para roubar o sofrido povo brasileiro torça para que os demais também queimem no fogo do inferno e ajude a soprar a fogueira com seu comentário sadio e com a lisura de seu espelho inquebrável.

  17. é gente ,….dona marisa foi nessa,…que Deus a tenha,…www.crediallpr.com

  18. Antônio Carlos Meneghin

    O molusco é um carniceiro, matou a mulher de desgosto e depois mandou fatiar antes dela morrer! Tudo isto pensando na eleição de 2018! Vai arder no fogo do inferno, este crápula!