Mais de 280 se inscrevem em concurso para estagiar com Moro

Entre as atribuições do escolhido para a vaga, está a elaboração de minutas de despachos e sentenças

Brasília – Que a popularidade do juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações penais em primeira instância da Operação Lava Jato, está em alta ninguém duvida. E ao que tudo indica, muita gente quer trabalhar com ele. A demanda por um concurso que escolherá o próximo estagiário da 13ª Vara Federal de Curitiba foi bem acima da média. Mais de 280 se inscreveram para ocupar a posição.

Aberto no início do mês, o concurso recebeu 286 inscrições, de vários estados do país. Em média, 70 pessoas se candidatam para esse tipo de concurso. O prazo para inscrição – que era gratuita – se encerrou na semana passada.

Entre as atribuições do escolhido para a vaga, está a elaboração de minutas de despachos e sentenças. O estagiário também terá que carregar o processo eletrônico (e-proc) do caso de combate à corrupção mais rumoroso do país. Por quatro horas de trabalho, a bolsa será de R$ 833, mais vale-transporte.

De acordo com a secretaria da vara, apenas 70% dos candidatos inscritos estarão habilitados para a prova. Para concorrer, é preciso estar entre o terceiro e o quarto ano do curso de direito e morar em Curitiba ou região.

A primeira etapa do processo seletivo conta com uma prova escrita sobre direito constitucional e penal, que será realizada nesta quinta-feira (20).

Os oito candidatos que tiverem melhor desempenho passarão por uma prova oral, feita pelo próprio magistrado ou seu substituto, no início de novembro. Na avaliação, serão considerados conhecimentos da língua portuguesa e do direito, segundo o edital. O nome do escolhido será publicado no dia 7 de novembro.