Maia vai autorizar ida de deputados para Amazonas e Roraima

Após as chacinas em presídios do norte do País, os deputados querem acompanhar as providências tomadas pelas autoridades

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai autorizar na próxima segunda-feira, 9, a viagem de membros da Comissão de Direitos Humanos ao Amazonas e Roraima.

Após as chacinas em presídios do norte do País, os deputados querem acompanhar as providências tomadas pelas autoridades nos episódios que culminaram com a morte de 93 presos.

Com a autorização, os parlamentares poderão seguir para os Estados no dia seguinte. Ainda não foi definido quantos deputados serão autorizados para a missão oficial.

Na terça-feira, 3, o presidente do colegiado, deputado Padre João (PT-MG), sugeriu a criação de uma força-tarefa composta pelo Ministério Público Estadual e a Procuradoria Geral da República para investigar o massacre de presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), que deixou 56 mortos em Manaus.

Em outra rebelião no Amazonas, quatro morreram na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e hoje mais de 30 foram assassinados na Penitenciária Agrícola de Boa Vista.

O deputado também pedirá que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) façam diligências em todas as unidades do sistema penitenciário da região.

O presidente da comissão vai propor que a Justiça local e a Defensoria Pública promovam mutirões para verificar a situação processual dos presos nas unidades penitenciárias.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s