Lula presta depoimento amanhã em ação contra Gleisi e seu marido

O depoimento de Lula ocorrerá na mesma semana em que Gleisi tomou posse como nova presidente nacional do PT

Brasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai prestar depoimento como testemunha nesta sexta-feira, 7, em São Paulo, em uma ação penal no âmbito da Operação Lava Jato contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. O processo tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

O depoimento de Lula ocorrerá na mesma semana em que Gleisi tomou posse como nova presidente nacional do PT.

Em discurso na última quarta-feira, 5, em Brasília, Lula disse que Gleisi será “uma grata e extraordinária surpresa para o nosso partido” e prometeu apoiar a senadora no exercício da presidência do PT.

Lula prestará depoimento às 9h da manhã, na Segunda Vara Criminal Federal de São Paulo, a um juiz auxiliar do ministro Edson Fachin, relator do processo que apura a suposta destinação de R$ 1 milhão de origem ilegal para a campanha de Gleisi ao Senado Federal em 2010 – o dinheiro teria origem em irregularidades em contratos da Petrobras. Gleisi e Paulo Bernardo negam a acusação.

Em setembro do ano passado, a Segunda Turma do STF decidiu aceitar por unanimidade a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Gleisi e Paulo Bernardo, que se tornaram réus na Operação Lava Jato.

À época, as defesas de Gleisi e Paulo Bernardo alegaram que a PGR se baseou exclusivamente nas delações premiadas do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef para apresentar a denúncia.