Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Lula lidera intenções de voto para 2018 e Bolsonaro passa Aécio

Se as eleições fossem hoje, Lula venceria a disputa com 30,5% dos votos, contra 11,8% de Marina Silva e 11,3% de Jair Bolsonaro

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria a disputa com os demais adversários, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira, 15, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

De acordo com o levantamento, Lula apresenta hoje 30,5% das intenções de votos contra 11,8% de Marina Silva; 11,3% do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece apenas como quarto colocado, com 10,1%. Ciro Gomes (PDT-CE) tem 5% e o presidente Michel Temer conta com 3,7%.

A soma dos votos branco/nulo ou indecisos chega a 27,6%. Esses valores têm como base a consulta de intenção de voto estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

No cenário de consulta espontânea, quando não é apresentado nenhum nome aos entrevistados, Lula também lidera com 16,6% as intenções.

Neste caso, Bolsonaro aparece em segundo com 6,5% e Aécio Neves em terceiro, com 2,2%. A soma de branco/nulo ou indecisos chega, contudo, a 67,8%.

Favorito

“O presidente Lula ganha hoje em todos os cenários. Se as eleições fossem hoje, facilmente seria eleito como presidente da República. Há também um crescimento bastante significativo do Jair Bolsonaro, que mostra esse nicho de pessoas que pensam de forma diferente da média”, afirmou o presidente da CNT, Clésio de Andrade.

Na avaliação dele, também pesa a favor de Lula o fato de a pesquisa ter sido realizada após a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia. “Não tem dúvida. Estamos chegando à conclusão de que todos os aspectos pesaram. O passionalismo, a comoção e provavelmente alguma coisa de saudade dos bons tempos do Lula”, considerou.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 11 de fevereiro. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 138 municípios de 25 unidades federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Denilson Rodrigues

    Igual a Hillary Clinton na frente do Trump o tempo todo.

    1. Felipe Holloway

      Mas, na soma dos votos válidos, Hillary de fato ganhou de Trump, com vantagem de mais de 2 milhões de votos — o que, no nosso sistema, daria a vitória a Lula num eventual segundo turno.

    2. Os EUA fazem eleição indireta. Ler e se informar é muito bom.

    3. SABE POR QUE O POVO É ENGANADO? PORQUE NÃO GOSTA DE MATEMÁTICA!!! VEJAMOS A PESQUISA: 2002 PESSOAS EM 138 CIDADES, OU SEJA DIVIDAM 2002 POR 138 = 14,50724637681159.
      ISSO MESMO, CERCA DE 14 PESSOAS. TENDO EM VISTA UMA CIDADE COM MÉDIA DE 300.000 HABITANTES, ISTO SIGNIFICA… NADA!!QUEM ESTUDOU ESTATÍSTICA SABE QUE PARA TER UMA “TENDÊNCIA”, É NECESSÁRIO, NO MÍNIMO 1% DA POPULAÇÃO. EM UM PAÍS COM MAIS DE 200 MILHÕES DE HABITANTES, 2000 É O MESMO QUE NADA. ESTAS PESQUISAS DEVERIAM SER PROIBIDAS EM NOME DA DEMOCRACIA E DA TRANSPARÊNCIA. CLARAMENTE EXISTE A INTENÇÃO DE INFLUENCIAR O POVO A VOTAR NOVAMENTE NO LULADRÃO. E SE TRATANDO DO BRASIL, QUEM GARANTE QUE QUEM FEZ A PESQUISA NÃO AVISOU O DIRETÓRIO DO PT PRA DIZER ONDE SERIA FEITA E QUANDO? ARRUMAR 10 PETISTAS DOENTES EM CADA CIDADE É BEM FÁCIL. PENSEM NISSO!!

    4. Renan Pereira Rosa

      Bem lembrado caro Jean Silva, pra quem estudou estatísticas essas pesquisas nada mais é do que um grande favorecimento de votos a Lula para 2018. De uma parte lógica, se a pesquisa não sabe a minha intenção de voto e do resto da população, como ela pode afirmar que Lula ganharia em 2018? Com base em apenas 2002 pessoas, isso não serve de nada!!!

    5. José Garibaldi Simões Machado

      Felipe, as pesquisas não eram de votos diretos, e sim distritais.

    6. Cawe Coy Rodrigues Marega

      Trump ganhou porque contratou a Cambridge Analytics. Todos os seus discursos e ações de sua campanha foram guiados por dados (big data) sobre os estadunidenses na internet.

    7. Enquanto Trump direcionava seus atos perfeitamente calculados em nível mais micro/pessoal possível e com muito marketing estratégico através da internet, Hilary agiu com base em estatísticas demográficas e se focou seu marketing mais para a mídia tradicional (televisão). Mesmo assim Hilary teve mais votos que Trump, rsrs… só não teve mais votos que o numero de pessoas que não votou.

    8. Vitor Beltrame

      Jean Silva, acho que você que não estudou estatística. É muito caro fazer uma pesquisa com toda a população.Para isso, deve-se retirar uma “amostra” dessa população. Entenda, população consiste no conjunto de indivíduos que possuem pelo menos uma característica em comum.
      O cálculo dessa amostra, em estatística, não leva em consideração o número total de indivíduos dentro da população. Não estou entrando em mérito político aqui, estou apenas tentando esclarecer um erro comum, que eu mesmo tive nas aulas de estatística, porque uma amostra não é proporcional ao número total de indivíduos da população. Se quiser dar uma lida ta aqui o link: http://www.cienciasecognicao.org/portal/wp-content/uploads/2011/09/Tamanho-da-Amostra-1-1.pdf

      A grande dificuldade numa pesquisa dessa está na distribuição dos indivíduos por região, classe social,etc. E é esse o grande gasto que se faz em pesquisas, onde se contratam geopolíticos, matemáticos, historiadores, entre outros para que se faça a distribuição mais fiel dos indivíduos da amostra na população para pesquisa.
      Por isso que há grande confiabilidade em pesquisas grandes, como as do datafolha.

    9. Paulo de Jesus

      Pesquisa Nissin Miojo, em 3 minutos ficou pronta!!

    10. Nova Ortografia

      PESQUISA ELEITORAL É IMORAL E BURRICE!
      Servem pra quê se não é para alimentar a mídia sensacionalista, satisfazer a curiosidade fútil dos maria-vai-com-as-outras e acirrar a guerra insana entre os partidos e candidatos?
      PPesquisa eleitoral pública não traz nenhum benefício ao país.
      GGeralmente é tendenciosa ou manipulada. E sua divulgação interfere nos resultados das eleições.
      QQuem as divulga, antes de ser burro, é contrário aos interesses da pátria!
      Voto não deveria ser obrigatório (pensar o contrário é subestimar os cidadãos) e deveria ser proibida a divulgação de pesquisas eleitorais.
      UUma eleição tem de ser ganha na raça (vence o que estiver mais atento aos anseios populares, não o que manipula mais a opinião pública, a qual é composta em grande parte de cidadãos semi-analfabetos – são esses que vão saber escolher o que é melhor para todos?
      Eu não preciso de pesquisa eleitoral para escolher meus candidatos.

    11. Rogério Carvalho

      Claro! Fizeram a pesquisa perguntando pros Jegues, Mulas, Jumentos, Asnos e Burros do nordeste com título de eleitor, e deu nisso. Mas muitos destes, angariaram um “QIzinho” a mais, e vão votar no Bolsonaro!!!

  2. Denilson Rodrigues

    Em 2018, se deixarem ele ser candidato, será Jair Bolsonaro o nosso presidente…

  3. Carlos Eduardo Oliveira Fernandes

    100% Genuíno rsrs

  4. Fábio Prado

    #Bolsonaro2018 se publicassem a pesquisa de verdade aqui seria mais de 50% Bolsonaro.

    1. Espero que não. E se ganhar, esse país tem que parar.

    2. 4 votos para presidente da Câmara…

    3. Giovani Giotti

      Tj Braga na câmara está cheio de membros da quadrilha do Lula

    4. Mas nas quem Ganhou nas ruas? maia não chegou a 60 mil votos, Bolsonaro ganhou quase 500 mil votos isso só mostra que a Câmara é um Mar de Corruptos e que Bolsonaro está no Caminho certo!!

    5. Wendel Freitas

      tj braga, quando políticos brasileiros não elegem outro político para ser seu líder só quer dizer que é nesse menos votado que devemos confiar e também nos poucos que votaram nele. Então pensa mais um minutinho antes de bostejar pelos dedos.

  5. José Luis Pereira

    Ta na cara que isso é uma pesquisa encomendada esse Lula não ganha mais nada nem pra síndico de condomínio.

    1. Israel Cardoso Dos Santos

      Vc.que pensa e os passa fome e mortadela votam nesse pilantra

    2. Adriana Vidigal

      Sr Israel…Não passo fome, sou concursada, consegui ótimas colocações nos concursos e vestibulares que já fiz, estou cursando a minha terceira faculdade e voto SIM no Lula! Acho que você deve ser leitor da Veja e assiste muito a Globo…

  6. Paulo R Ongaro

    Foram feitas várias pesquisas NAS PÁGINAS PETISTAS, e, adivinhem: lulla perdeu em todas. Campeão foi Jair Bolsonaro.

  7. Lorenzo Zelkcovicz

    Só cego acredita. Bolsonaro 3.839.000 seguidores, Lula 2.753.000, acham mesmo que o Lula ganha ? “Risco” mesmo para o Bolsonaro só o Aécio Neves, mas ele nunca leva.

    1. Vitor Alves Lima

      INFELIZMENTE… a grande massa não tem acesso a internet e votaria no Lula (vide norte/nordeste). Não é confiável pela internet porque, a grande maioria que passa necessidades ou baixa renda tem pouco acesso a net.

    2. Entendam de uma vez nordeste não é acre ou amazônia pra não ter internet eu sou do nordeste eu moro em um dos maiores polos tecnológicos do brasil.

    3. Moises Ventura

      Concordo com o vitor alves, se a pesquisa fosse online o Lorenzo poderia ter razao más levando em conta os offline a coisa muda. Haja vista que perdeu bens, direitos, emprego e esta sem dinheiro e levando em consieração que muitos conseguiram estes bens no periodos do governod PT/Lula… por que o governo Dilma foi ruim. Daria lula.
      Na verdade, acredito em Diretas, pmdb, temer e inumeors partidos nao me representam.

  8. This’s extremely bullshit if that man win again those Brazilian peoples needs to pray to god to come over quick… Lula Fucking dick head

  9. Francisco Falcão

    Eu nem sabia que o Lula era presidente, como é chamado na matéria. Massa vamos em frente, se já estão colocando o BOLSONARO nas pesquisas, é porque já não tem como esconder o seu crescimento. Tenho certeza que o momento em que o país vive, o povo vai optar por votar em um presidente íntegro e sem envolvimento em corrupção. Daí eu sei que BOLSONARO ganha a eleição de 2018. Ainda tem muita água pra passar por baixo da ponte….

  10. O Brasil está precisando de notícia boa. 2018 está longe.

  11. jj guimaraes

    Bolsonaro é uma piada só isso!

  12. André Luiz da Silva Lopes

    Vocês da Exame são loucos,desonestos ou idiotas mesmo?

    1. Wagner Tadeu

      Se vc a veja, tendenciosa estaria correto vcs vão ter de engolir guela abaixo. Bolsonaro é piada de mal gosto.

    2. Juball Lee Stein

      Wagner Tadeu, contabilizando só os comentários sobre essa pesquisa você já nota que os únicos que acreditam numa vitória do Lula é você mais uns dois. Filho, vai aprender a contar, vai! E larga mão da idiotice de achar que esse palhaço do Lula pensa ou pensou em algum pobre.

    3. Juball Lee Stein

      Bolsonaro 2018!

  13. Antoniel Viena

    O PT tem grande chance de voltar ao poder pela incompetência do PSDB e o seu apoio ao governo corrupto do Temer.

  14. Interessante onde vcs. fazem essas pesquisas, porque não no sul do país, duvido se esse canalha teria tanta intenções de voto. O lugar desse Sr. é na cadeia. Fora PT.

    1. Wagner Tadeu

      Ainda bem que existe o norte e nordeste brasileiros que sofrem mas sabem valorizar os que NÃO os descriminam.

  15. Marli Luvisuto Flores

    Que tipo de imbecil vota neste PADRÃO?

  16. Rafale Conservas

    Kkkk

  17. Quem vota em Bolsonaro só pode ter problemas mentais e individualista precisa de tratamento urgente e de Deus no coração

    1. Tirando o Bolsonaro, quem mais não é corrupto? você vai votar em quem??

    2. Rhodner Paiva

      Cirão! Esse sim é o único honesto.

    3. Vitor Beltrame

      Será mesmo que ele não é corrupto?! Vamos esperar os próximos capítulos. kk

  18. Maeson Moura

    BOLSONARO 2018

  19. Mateus Braga

    Bolsonaro presidente 2018

  20. Antonio Marc All

    Pra ganhar uma eleição é necessário 55 %dos votos válidos, o máximo que o bandidao petista consegue é de 25%a 30%, não ganha nem pra sindico de triplex no guaruja !

  21. Nando Correa

    “O presidente Lula (…)” Bom, quem ainda chama o Lula de presidente? BINGO!!! Para mim está claro que Clésio, o presidente da CNT é petista roxo. Pesquisa vermelhinha. O Brasil não vai votar em bandido. Vlw flw

    1. Wagner Tadeu

      Quem dera se todos os que governaram ou presente no governar o Brasil. Faça a metade que lula fez para os mais pobres.

    2. Jefferson Barra

      Wagner dá medo ver o tamanho da sua burrice!!!

  22. Heloisa Rosa

    Nem com toneladas de Helmans,Bolsonaro 2018,isto que eles tem medo

  23. Cernautan Sonia

    Essa pesquisa é tão fiel qto aquela que reelegeu Haddad em SP.

  24. Romario Almeida

    Essa nunca estrela nunca vai apagar lula d,novo com a força do povo

    1. Romario Almeida

      A e pra quem duvida da pesquisa essa revista exame e do mesmo grupo da veja. Que so mete o pal no pt

    2. Jefferson Barra

      mula, a pesquisa é da CNT

  25. Henrique Cerchi

    O melhor é ver os bolsotarios se debaterem nos comentários kkk

  26. Rogerio Vilas Boas

    Quem é Bolsonaro? Um Dep. que vive viajando e fazendo propaganda para 2018? O que ele fez como Deputado Federal para o povo do Rio de Janeiro?

  27. Taylor Felip

    Outras pesquisa mentirosa, ninguem mais aguenta sofre, por causa dessa merda de PT. 13 anos azar. Povo burro demais. Ta ae porq eles não investem em educação… dao esse lixo de educação pro povo, nao aprende nada pra ser fácil de fica, manipulando com essas pesquisa.

  28. Manipula mais… KKKKKKKKKKKKKKKK Bolsonaro 2018 (ou mostrem o nome de algum outro candidato não envolvido em corrupção para repensarmos o assunto…)

  29. Adriana Vidigal

    E vai dar ele de novo em 2018! Lula lá! Melhor presidente que o Brasil já teve! Parabéns por suas políticas públicas e por incentivar o Capitalismo Humanizado (Terceira Via), assim como acontece em muitos países europeus. Viva à social democracia.