Jogo simula segundos turnos para eleições 2018; veja quem lidera

Jogo coloca possíveis cenários para o eleitor, que é obrigado a escolher candidato. Nomes como FHC, Luciano Huck e Carmen Lúcia estão na brincadeira

São Paulo – Imagine que chegou o segundo turno das eleições de 2018 e você é obrigado a votar em um dos dois candidatos. Essa é a premissa de um jogo online chamado “Imagina no Segundo Turno”.

A brincadeira coloca algumas condições para esse exercício de criatividade. “Imagine que você é obrigado a votar. Que não pode anular, votar em branco, justificar nem fugir pra Miami ou Cuba”, explica o site.

O jogo coloca cinco situações de segundo turno das eleições para quem quer brincar. Entre os candidatos que podem aparecer estão a atual presidente do STF Cármen Lúcia, parlamentares, o ex-presidente Lula, o juiz Sergio Moro, entre outras figuras nacionais.

Ao final do jogo, o site exibe o ranking de quem venceu a maior taxa de “segundos turnos”. No momento em que este texto é escrito, quem ocupa a liderança é a presidente do STF Cármen Lúcia, com 80% de preferência em todos os cenários nos quais competiu com adversários.

Na segunda colocação vem o juiz Sérgio Moro, com 78% de vitórias nos cenários nos quais apareceu. Em terceiro, está Fernando Henrique Cardoso, com 74% de vitórias, empatado com o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. O último com taxa de vitórias superior aos 70% é o atual prefeito de São Paulo João Doria, com 73% de vitórias.

O atual presidente Michel Temer é o quinto mais mal avaliado, ganhando apenas 33% dos cenários. Mesmo assim, ele vence o ex-presidente Lula, com 30% de vitórias.

A brincadeira adiciona também celebridades. Luciano Huck venceu em 57% das simulações; já Roberto Justus ganhou em 60% dos casos.

É bom lembrar que a brincadeira não tem qualquer valor como pesquisa de intenção de votos. Ela não segue qualquer metodologia ou rigor técnico.

Para brincar, basta acessar o site. Para visualizar o ranking atual, veja este link.