Índia espera reforçar relações no 2º mandato de Dilma

Narendra Modi parabenizou a presidente pela reeleição, e deseja que o segundo mandato signifique um reforço nas relações comerciais

Nova Deli – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, parabenizou nesta segunda-feira à presidente do Brasil, Dilma Rousseff, por sua reeleição, com o desejo de que o segundo mandato signifique um reforço nas relações entre ambos os países.

“Espero continuar o trabalho com Dilma Rousseff para fortalecer as relações entre Índia e Brasil nos próximos anos”, disse Modi em comunicado.

Dilma, reeleita a mais quatro anos de mandato pelo PT, venceu as eleições ao obter 51,64% dos votos válidos contra 48,36% do candidato do PSDB, Aécio Neves, no segundo turno realizado ontem.

Brasil e a Índia assinaram em julho vários acordos para desenvolver projetos ambientais conjuntos, elevar a troca de imagens de seus satélites de vigilância terrestre, estabelecer consultas entre seus consulados e facilitar o trânsito de pessoas entre as duas nações.

As parcerias foram assinadas em Brasília durante a VI Cúpula dos Brics, fórum que ambos países integram junto à Rússia, China e África do Sul, após uma reunião de trabalho entre Dilma e Modi.

Brasil e a Índia mantêm desde 2006 uma associação estratégica com o objetivo de ampliar o comércio e os investimentos mútuos.

Em 2012, durante uma visita da presidente reeleita ao país asiático, foram fixadas como meta a elevação das relações comerciais para perto de 15 bilhões de dólares anuais.

Em dez anos (2003-2013), as transações já cresceram de US$ 1 bilhão para US$ 9,49 bilhões, o que transformou a Índia no 13º maior parceiro comercial do Brasil.