Governo vai investir R$ 96 milhões em sistema sanitário

O ministério pretende ainda, este ano, promover a regionalização das políticas públicas

Brasília – O Ministério da Agricultura vai destinar até R$ 96 milhões, este ano, para ampliação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), informou o ministro Mendes Ribeiro, ao participar na manhã de hoje (30) no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. O ministro alertou para a importância da adesão dos municípios ao sistema, que equipara os processos de fiscalização dos estados e municípios aos do serviço federal e agilizar a circulação de produtos dentro do Brasil.

O Suasa já foi implantado no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Minas Gerais e na Bahia. Mais 15 estados e 50 municípios estão em processo de adesão ao sistema, segundo Ribeiro. O ministro anunciou ainda a criação do Plano Nacional de Armazenagem, que prevê a construção de 100 unidades nos próximos seis anos com capacidade para armazenar mais de 4 milhões de toneladas de grãos.

Outra iniciativa é facilitar o acesso dos empresários ao crédito para que possa fazer obras e comprar equipamentos para o parque de armazenagem já existente. O ministério pretende ainda, este ano, promover a regionalização das políticas públicas, estimular a produção sustentável e implementar o programa produtivo para pequenas regiões urbanas.