Gestão Doria acha 23 de Maio “muito cinza” e vai refazer grafites

Secretário da Cultura disse que a 23 de Maio ficou "muito cinza" e que ela pode receber Festival do Grafite por causa do "ruído" causado pela remoção

São Paulo – O secretário municipal de Cultura, André Sturm, disse na segunda-feira, 23, que a Avenida 23 de Maio pode voltar a ficar colorida ainda no primeiro semestre deste ano.

A Prefeitura estuda para a via um Festival do Grafite, com artistas selecionados e materiais fornecidos pela gestão.

Na segunda-feira, 23, já com muitos muros pintados de cinza, a avenida amanheceu com um trecho salpicado de tintas coloridas, sob o Viaduto Tutoia, na região do Paraíso.

Sobre o cinza que encobriu a Avenida 23 de Maio, Sturm afirmou que a Prefeitura terminará de remover, nos próximos dias, todos os murais que não estiverem em bom estado de conservação. Somente oito serão mantidos – questionado, o secretário não disse quais.

O titular da Cultura afirmou apenas que a gestão Doria pintou de cinza todos os grafites que estavam pichados por cima do desenho, com cores esmaecidas e danificados pela poluição.

O secretário negou que a Prefeitura tenha usado o critério de que “uma imagem era artisticamente menor do que a outra”.

“A arte urbana tem como pressuposto ser efêmera, em qualquer lugar do mundo. A pessoa, quando faz grafite, sabe que aquilo pode apagar, pode ser manchado. Aquilo não vai ficar lá para sempre. Grafites não têm essa natureza”, disse.

Segundo Sturm, a via é uma das possibilidades para receber o evento “em função do ruído” causado pela remoção dos grafites e das pichações, intensificada nos últimos dias.

“Ficou muito cinza e há uma vontade de fazer”, afirmou Sturm. Desde 2015, era um museu a céu aberto, com mais de 70 murais. A limpeza dos muros é uma ação do programa Cidade Linda.

Até o fim deste mês, a Prefeitura vai escolher uma via da cidade para a realização do festival de grafite. Outras ruas também estão sendo analisadas. Na sequência, serão abertas inscrições para artistas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Dória, apenas pare. Vc não manja de nada.

  2. Cadê os direitopatas agora? Sumiram? Pq seu prefeitinho só dá bola fora????

  3. Caio Martins

    Melhor o Doria com uma lata de tinta cinza pintando o muro do que o Haddad com uma lata de tinta vermelha pintando o chão!

    1. Luchesi Suzana

      Ah tá, porque você anda de bicicleta pelas paredes, e não no chão, né?

    2. Adriano Carvalho

      os Doriopatas ficam Loucos!!!!
      Kkkk

    3. Gustavo Melo

      Babaca, para de falar merda!

    4. Luciano De Souza Bezerra

      Apaga que dá tempo. Defecou pelos dedo.

    5. Qual o problema em pinrar a ciclovia de vermelho???😄

    6. Eduardo Manoel

      Não falem asneiras, pesquisem…pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume IV
      Conselho Nacional de Trânsito – Contran, 2007] – Vermelha, utilizada para:
      – Demarcar ciclovias ou ciclofaixas;
      – Inscrever símbolo (cruz).

    7. Caio Martins

      Enquanto o Haddad gastou milhões pintando ciclovias onde mal passa gente, os petistas estavam aplaudindo.
      Agora estão tudo se doendo!
      Chora na cama que é lugar quente!

  4. E gasto era com ciclovia…

  5. Luchesi Suzana

    Alguém disse superfaturamento? Impressionante, tudo que o Dória faz é meticulosamente preparado pra servir como desculpa pra torrar dinheiro público em coisas inúteis. Quem será que ofereceu mais propina, a BASF da Suvinil, a AkzoNobel da Coral ou a Sherwin Williams da Metalatex?

    1. Caio Martins

      Coisas inúteis estão sendo feitas há tempos pelo petista que se foi.
      Ciclovias pintadas em ruas sem o menor sentido, sem começo e sem fim.
      Milhões gastos pra ninguém usar.
      Só atrapalha o transito.
      Para e pensa!!

  6. Diego Siqueira

    Cidade limpa em questão de lixos na rua e etc sim👍, agora confundir uma arte de rua que é muito valorizada pela sociedade como “sujeira” de fato foi um equívoco!

  7. Sandra Marcos

    Incrível como as pessoas gostam de falar mal e não conseguem ter um olhar mais abrangente do que seu próprio umbigo. Duvido que esses mesmos levantem a bunda da cadeira para ajudar o seu vizinho, um necessitado na rua, devem jogar lixo, na rua e achar tudo isso normal. Falta educação, esclarecimento, cultura e menos mimimi. Podiam mudar de cidade, o que acham????

    1. Deluan Almeida

      Se a discução toda é sobre o espaço público, a gestão da coisa pública, o gestor público, como isso se restringe a uma visão de próprio umbigo?
      Outro ponto, ainda que todos falassem mas não fizessem nada, o que falaram é irreal? Os argumentos são inválidos? Porque se os argumentos se basearem por si, pouco importa se quem fala esteja pelado, vestido ou plantando bananeira.

  8. Thiago Benevides

    Finalmente um pouco de bom senso… muito melhor fazer painéis de arte urbana que ficar pintando de cinza toda semana pra cobrir as pichações…

  9. Adriano Carvalho

    Agora vamos ver os Doriopatas dizer que s Exame ta de perseguição.
    kkkk

  10. Terezinha Quintanilha

    Tinha grafite, pintou de cinza, vai voltar o grafite…
    Perguntar não ofende…
    Alguém vai ressarcir os cofres da cidade pelas despesas com o cinza (tintas, horas de trabalho, etc) e com os novos grafites que também serão bancados pelos cofres públicos?
    E o cara ainda se diz formado em Gestão Pública…
    Melhor trabalhar, Doria, resolver problemas de uma cidade de mais de 12 milhões de habitantes não permite brincar de gari, pintor de parede e destruidor de cultura.
    Qualquer gestão, pública ou privada, passa por análise e planejamento. Ação apenas após um mínimo de certeza de que é necessário, útil e prioritário.

    1. José Andrade

      Ele pensa que uma cidade grande é a empresinha dele!

    2. José Andrade

      Ele pensa que uma cidade grande é a empresinha dele!

  11. Felipe Youssef Ghazzaoui

    Tira casaco, bota casaco !!

  12. Incrível a incompetência de certas pessoas que são contratadas ou indicadas para gerir certas pastas.
    E o pior é quem é o administrador da cidade não fiscalizar e ver o óbvio que pintar tudo de cinza é uma imbecililade sem tamanho, é dar um tiro no próprio pé.
    Só um retardado que não sabe que em menos de um mês estará tudo pixado que é bem pior que os grafites que antes ali tinham.

  13. caravaggio31

    Cade os picaretas da imprensa amiga paulista – Veja, Jovem Pan – pra cobrar dele?

  14. Nilo Rodrigues

    Se a noticia for verídica, os artistas vão ser bem selecionados para fazerem suas artes, incentivando a leitura, o trabalho e o principal, não exaltar esses comunistas vagabundos.

    1. Leandro Ilek

      Não justifique o injustificável. Os painéis destruídos eram ótimos. Doria está apenas rasgando dinheiro.

  15. E haverá licitação para a compra dos materiais. Uhum. Ideia fantástica esta de pintar de cinza e depois refazer tudo de novo, quem será o gênio?

  16. Wagner Moraes Zerbinatti

    “Não sei se vou ou se fico, não sei se fico ou se vou…”. Baaaaita gestor esse Dorinha

  17. Cyro Ferreira

    Não é a toa que o Dória venceu no primeiro turno… Se bem que depois do Haddad, até o Tião Macalé faria melhor gestão! Tamu junto, prefeito: apaga todas essas pixações horrorosas. A “coisa pública” não é tela de pintura.

    1. Alex Martins

      O dinheiro publico gasto nesse pinta ou não pinta,fica como?

    2. Leandro Ilek

      Outro justificando o injustificável. Os painéis destruídos eram ótimos. arte de rua é tendência mundial. Amem disso Diria mandou apagar pixo e grafite. Só tentando defender alguém para dizer que um muro cinza é melhor que um muro colorido.

  18. Maria Cristina Diniz

    Limpar a cidade é um dever dos prefeitos. Doria gastou nosso dinheiro e deixou tudo cinza. Pronto para ser pixado novamente e a cidade virar um lixo! A i caiu a fixa, e vai gastar nosso dinheiro para fazer o que ja estava feito. Moleque ou o que??

  19. José Marcos Lima

    Sugiro concurso de grafites, com exposição de esboços e votação dos paulistanos, para escolher as obras que ocuparão os melhores espaços da cidade. Tudo com patrocínio.

  20. Lula é luz, dória é trevas. Moro e temer é um só.

  21. Me desculpe аs variaѕ dúvidas, mеsmo tendo lido
    quase tudo ԁo dіário virtual е ɑ partir de јá agradeçߋ pela ajuda ԛue nos tem dado. http://Www.visita.altervista.org/member.php?action=profile&uid=45287

  22. janaina nascimento

    Lamentável ver governantes que governam para si mesmos e não para o povo, a quem deveriam servir… Total desrespeito ao dinheiro público, e depois ainda será lembrado pelo seu programa “cidade linda” e usará isso como peça de campanha nas eleições presidenciais…