FIFA oficializa São Paulo fora da Copa das Confederações

Cidade também perdeu a disputa para sediar o Centro Internacional de Transmissão, que ficará no Rio de Janeiro

São Paulo – A FIFA oficializou nesta sexta-feira (27) a exclusão de São Paulo da Copa das Confederações, que será disputada em 2013. Os dirigentes da entidade se reuniram com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, pela manhã em Zurique.

São Paulo também perdeu a disputa para sediar o Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês), que ficará no Rio de Janeiro. “Posso afirmar que foi uma decisão difícil. Todos os candidatos apresentaram alta qualidade. Mas o melhor para a FIFA foi o Rio de Janeiro”, disse o secretário geral da entidade, Jérôme Valcke.

A derrota para o Rio representa mais um golpe na preparação de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014. A cidade, que deveria sediar a abertura da competição, ainda apresentou uma solução definitiva para o estádio que abrigará a cerimônia.

Perder o direito de sediar o IBC é significativo para São Paulo, que deixa de estar no foco da imprensa internacional. No mundial de 2010, na África do Sul, por exemplo, 179 emissoras de televisão e rádio de mais de 70 países enviaram equipes para o centro de transmissão. 

Falando ainda em infraestrutura, Valcke abordou a questão dos aeroportos brasileiros. Ele deixou claro que as cidades que receberão jogos da Copa precisam de estrutura adequada, “que atenda aos milhares de espectadores e possibilite que eles se movimentem para ir a um jogo. Se não for o caso, não poderemos sediar jogos nestas cidades”, disse o secretário geral da FIFA.