Marina desbanca Lula e lidera cenários para 2018, diz Datafolha

Segundo a pesquisa, Michel Temer é o candidato mais rejeitado para o primeiro turno das eleições de 2018

São Paulo –  A ex-senadora Marina Silva (REDE) lidera a corrida presidencial de 2018 em todos os cenários de segundo turno.

É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, publicada nesta segunda-feira (12) pelo jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o levantamento, que ouviu 2.828 brasileiros nos dias 7 e 8 de dezembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece na liderança em todas as simulações de primeiro turno. Contudo, o petista perderia a disputa para Marina em um eventual segundo turno por uma diferença de nove pontos. A ex-senadora teria 43% das intenções de voto, contra 34% de Lula.

Quando à intenção de voto em um segundo turno contra os tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra, a vantagem de Marina é de pelo menos vinte pontos percentuais. Contra Aécio, o placar ficaria 47% a 25%; contra Alckmin, 48% a 25%; e contra Serra, 47% a 27%.

Em contrapartida, o desempenho do ex-presidente Lula contra os adversários do PSDB não é expressivo. Nas disputas contra Alckmin, Serra e Aécio, a vantagem de Lula não chega a cinco pontos percentuais e configura empate técnico nas três situações.

Nos cenários de primeiro turno, um com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e outro com o senador José Serra, Marina obteria, com folga, uma vaga para o segundo turno, ao lado de Lula.

Já com Aécio Neves (PSDB), Marina aparece com 15% das intenções de voto contra 11% do tucano, o que configura empate técnico.

REJEIÇÃO

A pesquisa Datafolha também revelou que se a eleição presidencial de 2018 fosse hoje, o presidente Michel Temer (PMDB) seria o candidato mais rejeitado para o primeiro turno. Segundo o Instituto, 45% dos eleitores brasileiros não votariam no peemedebista em nenhum cenário.

Em segundo lugar no ranking de rejeição está o ex-presidente Lula, que aparece com 44% e configura empate técnico. O terceiro lugar é ocupado por Aécio Neves, que soma 30%.

A rejeição de Marina Silva é de 15%.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. A pesquisa neste momento é um recall da última eleição. Por isso Aécio e Marina Silva, que disputaram o último pleito levam vantagem. Alckmin aparece bem, mesmo tendo disputado a eleição presidencial 10 anos atrás. Foi o maior vencedor da eleição municipal deste ano. Já Lula talvez nem possa concorrer pois poderá estar cumprindo pena. Se esgotou a era petista no poder.

  2. Deus nos proteja: uma nova Dilma!

  3. Natan Cerqueira

    aram…. vou fingir que acredito

  4. José Roberto De Souza

    Pesquisa 2 anos antes é uma mera especulação vazia.A Marina não tem partido e nessa condição nem poderia concorrer; o PSDB possui 3 virtuais candidatos; o PT até as eleições pode ter o registro cassado.Pesquisa fora de época é o maior embaraço para a democracia pois coloca nomes de maus candidatos na boca do povo.

  5. Henrique Barbero

    Brasil rumando ao sistema de governo comunista.

  6. André Xavier

    eu não sei a quem vcs querem enganar com essas pesquisas esta muito claro a vontade do povo nesse momento e não e votar em esquerda novamente

  7. Allyson de Sousa

    CIRO GOMES NO PLANALTO EM 2018!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Allyson de Sousa

    TRABALHISMO BRASILEIRO (GETULISTA/BRIZOLISTA) NO PODER EM 2018 COM O PDT DE CIRO GOMES E CRISTÓVÃO BUARQUE.