Câmara aprova MP que libera R$5,2 bilhões para o Fies

A Câmara aprovou a MP 686/15, que libera crédito de R$ 5,2 bilhões para atender a despesas do Fundo de Financiamento Estudantil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a Medida Provisória 686/15, que libera crédito de 5,2 bilhões de reais para atender a despesas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A maior parte dos recursos previstos (4,2 bilhões) vai diretamente para os contratos já existentes e para abertura de 61,5 mil novas vagas para o segundo semestre, informou a Agência Câmara.

A matéria será votada ainda pelo Senado.

O governo endureceu as regras para a concessão do empréstimo estudantil recentemente e também elevou os juros, num momento de esforço para reequilíbrio das contas públicas, tarefa que vem sendo dificultada pela fraqueza da economia e baixa arrecadação.

De acordo com a Agência Câmara, a MP também autoriza a contratação de empréstimo externo para compra de 36 caças suecos Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), dentro do Projeto FX-2.

Pelo contrato fechado com o governo brasileiro, os suecos vão cobrar juros anuais de 2,19 por centro no financiamento oferecido pela SEK (agência de promoção de exportações do país escandinavo).