Biden liga para Dilma para debater estratégica relação

O vice-presidente dos EUA ligou para Dilma para "revisar os esforços conjuntos para promover o diálogo e a cooperação" entre os dois países

Washington – O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou nesta sexta-feira para a presidente Dilma Rousseff para “revisar os esforços conjuntos para promover o diálogo e a cooperação” entre os dois países, informou a Casa Branca.

Biden e Dilma conversaram sobre temas como “a segurança, a energia, o comércio e a cooperação global”, disse a Casa Branca em um breve comunicado, no qual incluiu que o vice-presidente americano ressaltou a “importância estratégica” da relação bilateral.

Além disso, Biden destacou o compromisso do presidente dos EUA, Barack Obama, em trabalhar junto com o Brasil e “avançar em interesses cada vez mais comuns” na condição de “parceiros hemisféricos e globais”.

As revelações do ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) americano Edward Snowden em 2013 que afirmavam que os Estados Unidos espionou as comunicações pessoais de Dilma, assim como de ministros e de empresas brasileiras, fizeram com que a governante suspendesse uma visita de Estado que faria a Washington em outubro desse ano.

Desde então, Biden liderou a sutil aproximação entre os dois países com várias visitas ao Brasil, incluindo sua presença na Copa do Mundo do ano passado e na posse de Dilma, em janeiro.