Barroso sugere legalizar drogas para combater crise prisional

Ministro do STF voltou a sugerir que a legalização da maconha poderia amenizar a crise nos presídios brasileiros, superlotados

Brasília – Diante da crise no sistema penitenciário brasileiro, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse na quarta-feira, 1º, que a legalização das drogas se coloca “agudamente” na agenda.

Em conversa com jornalistas depois da sessão plenária do STF, Barroso defendeu a legalização da maconha – seja produção, distribuição ou consumo -, que deveria ser tratada como o cigarro, sendo tributada e alvo de regulação por parte do poder público.

Na avaliação do ministro, a atual política brasileira no enfrentamento das drogas tem sido “contraproducente”. Barroso também afirmou que, caso a experiência com a legalização da maconha seja bem-sucedida, o mesmo poderia ser feito com a cocaína.

“É preciso lidar com o realismo de que a guerra às drogas fracassou. E agora temos dois problemas: a droga e as penitenciárias entupidas de gente que entra não sendo perigosa e sai sendo perigosa.”

O STF já começou a julgar a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio, mas a discussão foi interrompida depois do pedido de vista de Teori Zavascki em setembro de 2015.

Nesse julgamento, Barroso defendeu que o porte de até 25 gramas de maconha ou a plantação de até seis plantas “fêmeas” sejam parâmetros de referência para diferenciar consumo e tráfico.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. jader dos santos correia

    Esse juizeco não suporta dez minutos de argumentação com um leigo como eu, eu iria perguntar a ele se ele consultou os psiquiatras e os cientistas, depois perguntaria quem iria fornecer a droga aos usuários??? depois perguntaria quais seriam os efeitos sociais na nação brasileira…um irresponsável

  2. Manuel Mescias Gomes

    Não tem nada de polêmico, a população na sua grande maioria acha isso um absurdo, liberar o crime para resolver crise em presídios, isso é uma piada…Mentecapto!

  3. carlos renato campos Campos

    Tem todo meu apoio, unica maneira de acabar com o tráfico. Falsos moralistas, chorem