Dólar R$ 3,28 0,12%
Euro R$ 3,67 0,13%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,05% 63.227 pts
Pontos 63.227
Variação -0,05%
Maior Alta 22,54% JBSS3
Maior Baixa -4,09% CYRE3
Última atualização 25/05/2017 - 17:21 FONTE

Aproveitem a Copa e não reclamem, dizem 31% dos brasileiros

Para maioria das pessoas, Copa custará muito ao país. Mas já há um grupo - 3 em cada 10 pessoas - que defende ser a hora de aproveitar a festa, mostra levantamento

São Paulo – Nos últimos meses, inúmeras pesquisas mostraram o pessimismo dos brasileiros diante da Copa do Mundo. Um novo levantamento, feito com exclusividade para EXAME.com pelo instituto de pesquisa QualiBest, porém, mostra que um grupo de pessoas já caminha na direção contrária e defende que é hora de aproveitar o mês de jogos.

Dos entrevistados, 31% concordaram com a afirmação de que “os brasileiros deveriam parar de reclamar da Copa e aproveitar o evento que, apesar de todos os problemas, será uma grande celebração”.

A maioria das pessoas, no entanto, 58%, discordou total ou parcialmente da afirmação.

O restante 11%, não expressou opinião a favor ou contra.

Embora o grupo de oposição seja mais numeroso, a pesquisa mostra que parte dos brasileiros tem passado ao largo dos protestos anti-Copa, simbolizados pelo movimento “#nãovaitercopa”, que têm realizado manifestações em várias cidades do país.

As entrevistas foram feitas pela internet com 633 pessoas entre os dias 17 e 24 de abril, e é representativo da população brasileira que se conecta à rede, segundo o QualiBest.

Os empolgados
O grupo que só quer saber de aproveitar o Mundial é formado em boa parte por amantes de futebol.

Entre as pessoas que afirmaram se interessar muito pela Copa, 52% concordaram com a afirmação de que é hora de parar de reclamar.

Já entre quem alegou baixo interesse, 89% discordaram da mesma frase.

Pessoas da classe C também se mostraram mais críticas em relação aos jogos: apenas 27% disseram que a Copa será uma grande festa. Na classe A, o índice chegou a 40%.