São Paulo – Com quase oito milhões de representantes, “José” é hoje o nome masculino mais popular do Brasil. É o que mostra levantamento feito pela empresa de consultoria ProScore a pedido de EXAME.com.

Assim como “Maria” - primeiro lugar no caso das mulheres –, a pesquisa confirma a intuição popular ao colocar “José” no topo do ranking dos homens.

Surpreendentemente, não é do “João” a segunda colocação. Com 3,6 milhões de casos, quem abocanha o segundo lugar na disputa é “Antônio”.

Como o levantamento também leva em consideração a grafia, o nome “Luiz (s)” acaba aparecendo duas vezes entre os vinte primeiros colocados. O curioso é que o escrito com a letra “z” é quase três vezes mais utilizado do que o com a letra “s”.

A pesquisa usou como base cerca de 165 milhões de CPFs economicamente ativos que estão cadastrados no banco de dados da empresa, com valores atualizados até agosto deste ano. De acordo com o IBGE, a população brasileira hoje é estimada em 201 milhões de pessoas.

Vale lembrar que é considerado apenas o primeiro nome de cada pessoa, caso ele seja composto.

Confira nas imagens a seguir exemplos de homens famosos com os nomes mais comuns do Brasil e a quantidade total registrada por cada designação.

Tópicos: Homens, População brasileira, Rankings, Listas