São Paulo – Com expectativa de vida acima de 78 anos, as cidades deste ranking alcançam a média do Brasil do futuro: o país só viverá o que já é realidade nelas a partir de 2026, segundo previsão do IBGE.

A longevidade da campeã nacional, Blumenau, em Santa Catarina – onde os cidadãos vivem em média até os 78,6 anos - se aproxima à de países como Dinamarca, cuja expectativa de vida é de 79 anos (dados de 2010, do Banco Mundial).

Mesmo diante do desempenho superior destes 64 municípios – concentrados sobretudo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas com representantes de outros dois estados – nenhum deles chega perto da média de nações como Japão e Suíça, onde já se alcança os 83 anos.

A previsão é que o brasileiro passe dos 81 em 2055. Hoje, 2013, está em 74,8.

Clique nas imagens para ver as cidades onde a longevidade é mais garantida no Brasil. Os dados são do Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, organizado pelo Pnud, órgão da ONU, a partir de dados do Censo 2010, do IBGE.

Tópicos: Cidades brasileiras, Estado de São Paulo, Saúde no Brasil, Expectativa de vida, IDH, Minas Gerais, ONU, Rankings, Listas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina