Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Ação no metrô de São Paulo incentiva o voto consciente

A campanha, montada na Sé contou com uma urna eletrônica para fazer uma enquete a quem passava pelo local e estimular a reflexão dos participantes

São Paulo - Uma ação do Tribunal Regional Eleitoral de <a href="http://www.exame.com.br/topicos/sao-paulo"><strong>São Paulo</strong></a> (TRE-SP) incentiva <a href="http://www.exame.com.br/topicos/eleicoes"><strong>eleitores</strong></a> a votarem de forma consciente no próximo domingo (2). </p>

A campanha, montada no horário do almoço na Estação Sé de metrô – uma das mais movimentados da capital – contou com uma urna eletrônica para fazer uma enquete a quem passava pelo local e estimular a reflexão dos participantes.

A assessora do TRE-SP Francisca Motta explicou como funciona a campanha. Inicialmente, a urna pergunta ao participante o que precisa melhorar na cidade e oferece sete opções como resposta, entre as quais saúde, educação e transporte.

Em seguida, a urna questiona quem pode realizar essas melhoras e a surpresa vem na resposta: o eleitor, por meio do voto consciente. “Assim, as pessoas podem refletir que as escolhas que elas fazem têm consequências”, disse Francisca.

Doriel de Souza Silva, zelador em um condomínio, disse que ainda não escolheu o candidato para prefeito e vereador.

“Tem muitos candidatos que já foram prefeitos e não cumpriram promessas. Eu acho que não merecem segunda chance. Eu acabo sempre arriscando num novo candidato”, disse ele.

Felipe Jailton da Silva, jornalista, defendeu a importância do voto criterioso. “O voto consciente é a melhor maneira de mudar uma situação que você acha que está ruim e melhorar a qualidade dos serviços públicos”, disse.

Ele lembra que é preciso também analisar o passado dos candidatos.

A mesma ação está sendo realizada na Bahia, em Tocantins, Goiás, Minas Gerais e no Paraná. Além dessa mobilização, foi organizada nas redes sociais o tuitaço #VotoConsciente, com objetivo de despertar a vigilância do cidadão e a necessidade de denunciar irregularidades eleitorais.