Como o brasileiro avalia 10 políticos e personalidades

Presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), lidera o ranking de rejeitados; mais aprovado é Sérgio Moro

São Paulo – O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), lidera o ranking de dez políticos e personalidades mais reprovados, segundo sondagem feita pelo instituto Ipsos e divulgado nesta segunda-feira (27).

O deputado federal é desaprovado por 79% dos entrevistados, seguido da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), com 75%, e do presidente em exercício Michel Temer (PMDB), com 70%.

Cunha tomou o posto de líder que era de Dilma até maio de 2016. O recorde continua com a presidente afastada, que chegou a 90% de desaprovação. Na série histórica são comparados índices de sete pesquisas anteriores, desde agosto de 2015.

Outros nomes que aparecem na pesquisa são do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da ex-senadora Marina Silva (Rede), do senador Aécio Neves (PSDB), do juiz federal Sergio Moro e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa.

A pesquisa Pulso Brasil entrevistou, de 2 a 13 de junho, cerca de 1,2 mil pessoas, em 72 municípios de todos os estados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Veja abaixo a série histórica dos dez nomes apresentados e o ranking de desaprovação entre eles.