A despedida de Obama; FN em Manaus…

A despedida de Obama

O presidente americano Barack Obama fez na noite de ontem, em Chicago, seu último discurso antes de deixar a Casa Branca. Como esperado, defendeu seu legado, lembrando da recuperação econômica e até da morte de Osama Bin Laden. Afirmou que a democracia americana está ameaçada, reforçou a importância da solidariedade e alertou para a volta dos privilégios, de financeiros a raciais. “Temos que mudar os corações contra a discriminação”, disse. “A raça permanece uma força divisava”. Só citou Donald Trump ao dizer que está comprometido a fazer uma transição pacífica de poder. Não citou Hillary Clinton, emocionou-se a agradecer a mulher e as filhas, e terminou com a frase que marcou sua chegada ao poder “Sim, nós podemos”.

BM: Brasil crescerá 0,5%

O Banco Mundial prevê que o Brasil vai crescer 0,5% em 2017 e que a expansão deve se acelerar nos próximos anos, 1,8% em 2018 e 2.2% em 2019. A previsão é que a economia global cresça 2,7% este ano, enquanto as economias emergentes devem avançar 4,2%. Os países latinos devem crescer, segundo o Banco Mundial, 1,2% em 2017, 2,3% em 208 e 2,6% em 2019. No relatório anterior, de junho de 2016, o banco previu que o Brasil encolheria 0,2% em 2017. Entre os principais riscos globais que trarão incertezas econômicas em 2017, a instituição cita o governo de Donald Trump, eleições na Europa, e o processo de aumento dos juros nos Estados Unidos.

Braskem vende

O fundo americano de investimentos Advent fechou a compra da quantiQ, maior distribuidora de produtos químicos do país, que pertence ao conglomerado químico Braskem, por 550 milhões de raid. A compra, informa o jornal O Estado de S. Paulo, foi feita por meio da GTM Holdings, companhia que atua nesse segmento e é controlada pelo Advent e que passa a ser a maior da América Latina no segmento. O Advent afirma que a resistência à crise e o potencial de crescimento são os dois principais atrativos da quantia.

Pátria e Sam Zell

Em outro negócio fechado ontem, o fundo de investimentos Pátria anunciou que vai unir as operações da Kipit, empresa de self storage (galpões de armazenagem individuais) com o GuardeAqui, controlado pela gestora americana Equity Intarnacional, do investidor Sam Zell. A nova empresa passar a ter 10% do mercado de self storage do país. O valor da operação não foi divulgado pelas companhias.

Força Nacional chega a Manaus

Os homens da Força Nacional chegaram a Manaus nesta terça-feira para ajudar a controlar a crise nos presídios. A autorização para que os militares fossem enviados ao Amazonas e a Roraima aconteceu depois da pressão sobre o presidente Michel Temer e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e só ocorreu dez dias depois da primeira chacina. De acordo com Moraes, serão 100 homens em cada estado e eles não atuarão dentro dos presídios, mas em áreas próximas. Em meio à crise, o governo anunciou outras medidas, como a construção de cinco presídios federais — que seriam responsáveis por diminuir apenas 0,4% da superlotação penitenciária no país — e a liberação de orçamento para os estados com piores condições carcerárias.

Diretor do presídio é exonerado

O diretor do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), José Carvalho da Silva, foi exonerado depois que veio à tona a denúncia de detentos de que ele recebia dinheiro da facção Família do Norte para facilitar a entrada de drogas, armas e celulares na unidade prisional. Os dois detentos responsáveis pela denúncia — feita em forma de carta — foram mortos na rebelião que também vitimou outros 54 presidiários, no dia 1º deste ano. Na carta, eles também diziam ser alvo de ameaças da própria direção de que seriam levados para outro pavilhão, já que  estavam numa unidade destinada a presos que correm perigo de vida por ser contrários à facção que comanda o lugar.

Reajuste suspenso em SP

O governador Geraldo Alckmin foi notificado e teve que suspender o reajuste de tarifas de metrô e trens em São Paulo. Os valores mais altos para a integração de ônibus com trilhos passaram a valer desde o último domingo, 8. Não houve reajuste na passagem para quem utiliza só um dos serviços. A liminar, dada na sexta-feira passada e confirmada pelo Tribunal de Justiça nesta terça, alega que o reajuste somente desta modalidade e em valores acima da inflação não tinha justificativa e acabava por penalizar quem mora mais longe do centro, que depende de dois tipos de transporte não por opção, mas por necessidade.

Varejo surpreende

Segundo o IBGE, as vendas no varejo tiveram em novembro o melhor mês desde 2013, quando o montante de vendas subiu 2% em relação ao mês anterior, a primeira alta depois de quatro meses de queda. É também o melhor resultado para o mês desde novembro de 2007. Apesar do bom dado, nos primeiros 11 meses de 2016 a atividade varejista registrou queda acumulada de 6,4%. A média das projeções de analistas era de uma alta de 0,3% e o resultado superou até a mais otimista das expectativas.

Safra histórica?

Segundo relatório do IBGE, 2017 pode registrar um recorde na colheita brasileira. É estimada uma safra de 213,7 milhões de toneladas, entre cereais, leguminosas e oleaginosas. O montante seria maior do que o de 2016, quando a safra foi de 184 milhões de toneladas e superaria o atual recorde, de 2015, de 209,7 milhões de toneladas. A queda na produção do ano passado, de 12,2% em relação ao ano anterior, foi a maior desde a queda apresentada em 1996.