A corrida nas capitais

São Paulo — Faltando apenas 10 dias para as eleições municipais em todo o país, as disputas nas capitais continuam acirradas, conforme apontam as últimas pesquisas de intenção de voto do Ibope Inteligência.

Dos 20 candidatos que tentam a reeleição, 12 lideram as sondagens de suas respectivas cidades, segundo o instituto.

Dois deles, no entanto, disparam na preferência do eleitorado: a atual prefeita de Boa Vista (RR), Maria Teresa Guimarães (PMDB), com 74% das intenções, e Antonio Magalhães Neto (DEM), que mira o segundo mandato em Salvador (BA), com 68%.

Os partidos com mais candidatos na liderança das pesquisas são o PMDB e PSDB, ambos com quatro concorrentes no topo dos rankings de suas cidades. O partido do governo Temer se destaca em Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR) e Florianópolis (SC).

Vale lembrar que além de ser a legenda do atual presidente do país, o PMDB é a bancada com maior representatividade no Congresso Nacional. É também o partido com o maior número de governadores: sete ao total, atrás do PSDB e PT, que possuem cinco cada. A confirmação de vitória nessas capitais pode ser decisiva para apontar a liderança da sigla em todas as esferas da política nacional.

Já o PSDB encabeça as pesquisas em Maceió (AL), Teresina (PI), Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG). Nas duas capitais nordestinas em que o partido lidera, os candidatos concorrem à reeleição: Rui Soares (Maceió) e Firmino Filho (Teresina).

Candidatos e partidos

Todos os 35 partidos brasileiros registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possuem ao menos um candidato disputando as eleições para a prefeitura das capitais. Os dois partidos com mais concorrentes inscritos, porém, não correspondem aos que possuem mais destaques nas pesquisas eleitorais.

O PSOL é a sigla com mais candidatos: possui concorrentes em 24 capitais. Já o PT e o PMDB aparecem em segundo e em terceiro lugar, disputando ao cargo em 18 e 15 capitais, respectivamente.

Partidos nanicos

Partidos nanicos também se destacam na corrida eleitoral. Em São Paulo e Rio de Janeiro, duas das principais cidades brasileiras, os dois aspirantes ao cargo de prefeito que lideram as pesquisas do Ibope são do PRB, cuja cúpula é ligada à Igreja Universal do Reino de Deus.

No Rio, o melhor colocado é Marcelo Crivella, que é bispo da Universal e sobrinho do fundador da igreja, Edir Macedo.

Já em São Paulo, Celso Russomanno lidera as pesquisas. Apesar de ser filiado ao PRB, o político se define como católico e diz que não está ligado com a Universal.

A base do seu eleitorado está concentrada principalmente na periferia da cidade, onde ficou conhecido principalmente por seu trabalho como apresentador de programas populares de proteção ao consumidor.

Abaixo, a corrida em todas as capitais brasileiras, segundo as mais recentes pesquisas do Ibope:

(Bárbara Ferreira Santos e Valéria Bretas/ Exame.com)

Intencao_de_voto__Aracaju_SE

Intencao_de_voto__Belem_PA

Intencao_de_voto__Belo_Horizonte_MG

Intencao_de_voto__Boa_Vista_RR

Intencao_de_voto__Campo_Grande_MS

Intencao_de_voto__Cuiaba_MT

Intencao_de_voto__Curitiba_PR           Intencao_de_voto__Fortaleza_CE

Intencao_de_voto__Florianopolis_SC

Intencao_de_voto__Goiania_GO

Intencao_de_voto__Joao_Pessoa_PB

Intencao_de_voto__Macapa_AP

_Intencao_de_voto__Maceio_AL

_Intencao_de_voto__Manaus_AM

_Intencao_de_voto__Natal_RN

Intencao_de_voto__Palmas_TO

Intencao_de_voto__Porto_Alegre_RS

Intencao_de_voto__Porto_Velho_RO

Intencao_de_voto__Recife_PE

Intencao_de_voto_Vitoria_ES

Intencao_de_voto__Rio_de_Janeiro_RJ

_Intencao_de_voto__Salvador_BA

Intencao_de_voto__Sao_Luis_MA

Intencao_de_voto__Sao_Paulo_SP

_Intencao_de_voto__Teresina_PI

_Intencao_de_voto_Vitoria_ES (1)