60% dos brasileiros são contra a PEC do Teto, diz Datafolha

A matéria deve ser votada hoje em segundo turno no plenário do Senado Federal

São Paulo – 60% dos brasileiros são contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A matéria deve ser votada hoje, em segundo turno, no plenário do Senado Federal.

De acordo com um levantamento feito peloDatafolha, publicado nesta terça-feira (13) pelo jornal Folha de S. Paulo, a PEC tem apoio de apenas 24% da população. Os outros 19% não souberam responder e 4% se disseram indiferentes.

A pesquisa, que ouviu 2.828 pessoas entre os dias 7 e 8 de dezembro, revela que a reprovação é maior entre jovens de 16 a 24 anos: 65% deles são contra a matéria. Entre os mais de 60 anos, 47% não querem a provação da PEC.

O Datafolha também mediu o índice de rejeição entre as faixas de renda, que se mostrou maior entre os que ganham menos: 60% dos que recebem até dois salários mínimos e 62% para quem ganha entre dois e cinco salários mínimos.

Já quem fatura mais de cinco salários mínimos, a aprovação à PEC é mais expressiva: 35% contra 20% dos brasileiros que recebem até dois salários.

Votação no Senado

A PEC do Teto foi encaminhada pelo presidente Michel Temer (PMDB) ao Congresso com o objetivo de equilibrar os gastos públicos. Sua aprovação, porém, divide opiniões.

Para aliados do governo, a aprovação da matéria é necessária para o ajuste fiscal. Já para a oposição, a proposta vai impedir investimentos públicos em áreas como saúde e educação. No dia 29 de novembro, o texto foi aprovado em primeiro turno na Casa por 61 votos a 14. 

Para garantir que a matéria fosse votada no dia de hoje, a proposta teve sua tramitação adiantada semana passada, depois da crise pela qual passou o Senado com a liminar que determinava o afastamento temporário de Renan Calheiros (PMDB-AL) do comando da Casa, mas que foi ignorada pelo Senado. 

Para ser aprovada, a PEC precisa ter o apoio de 49 dos 81 senadores.

Veja também
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Alexander Ferreira

    DataFAIL.
    não serve como parâmetro

  2. Pq contra? Quando querem limitar a roubalheira pública, vem um bando de comunista e quer melar o negócio?

    Não vejo a hora do Trump subir os juros nos EUA…e ai acabar com a palhaçada de baixar SELIC. Ou o empresário ABAIXA os preços, os donos de imóveis ABAIXAM o preços,….ou irão morar debaixo da ponte.

  3. DEVERIAM ACABAR COM BOLSA FAMILIA…

    SÓ GANHA POR 6 MESES QUEM NÃO TEM FILHO E ESTÁ DESEMPREGADO APÓS 5 ANOS DE CARTEIRA ASSINADA.
    AI QUERO VER O BANDO DE PARASITA SE VIRAR.

  4. Rosimar Magalhaes

    DATAFOLHA e Carta Capital são lados da mesma moeda – lado da corrupção!

  5. Danilo Goncalves

    O cidadão que ganha mais que dois salários mínimos ser contra a pec. E uma pessoa que gosta de pagar impostos quase 50% do que ele ganha é pago como impostos.

  6. Max K. Ramos

    Limites são necessários a todos!

  7. Vitor Alves Lima

    DataFoice? Ou dataFAIL?