Saiba onde votar e que documentos levar hoje

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o título de eleitor não é o documento mais importante para quem quiser votar

São Paulo – Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o título de eleitor não é o documento mais importante para quem quiser votar nas eleições municipais de hoje (2). 

Segundo informações do TSE, o eleitor precisa levar apenas um documento oficial com foto para poder participar. São válidos certificado de reservista (no caso dos homens), carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais.

Certidões como de casamento ou de nascimento não são aceitas.

O título de eleitor é opcional e não substitui a necessariedade de algum dos documentos acima. Mesmo assim, é aconselhável que o eleitor o leve para consultar o número de inscrição, a zona e a seção onde irá votar. 

Esses dados também podem ser acessados no site do TSE. Basta entrar na página e clicar no canto superior esquerdo, na opção “eleitor”, depois em “serviços” e por último em “título e local de votação”.

Ainda segundo o Tribunal Superior Eleitoral, não é permitida a entrada de cachorros e outros animais de estimação na seção eleitoral. Assim, o eleitor não pode aproveitar o momento do voto para levar seu pet para passear.

Se você ainda não sabe em quem votar, um aplicativo Meu Voto mostra informações sobre os candidatos nas capitais brasileiras. Ele tem um teste cego, no qual você dá nota às propostas sem ver quem é o candidato responsável por elas.