Blog do Site EXAME | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders

Blog do Site EXAME

Carregando

Chegamos a 3 milhões de fãs no Facebook!

EXAME.com chegou hoje à marca de 3 milhões de fãs no Facebook. Um imenso obrigado a todos vocês que nos ajudaram a atingir esse sucesso. Trabalhamos duro para que nosso conteúdo seja sempre relevante e interessante, conquistando um lugar especial nas timelines de cada vez mais gente.

facebook_header

EXAME.com responde suas dúvidas sobre o Imposto de Renda 2015

Especialistas em imposto de renda responderão diariamente as dúvidas de leitores

Especialistas em imposto de renda responderão diariamente as dúvidas de leitores de EXAME.com

Se você acha o imposto de renda complicado, não se acanhe. Um dos maiores gênios que o mundo já conheceu também achava. “A coisa mais difícil de entender no mundo é o imposto de renda”. A frase é atribuída a Albert Einstein que, segundo o site Quote Investigator, fez o comentário a seu amigo, Leo Mattersdorf, que o ajudava a prestar suas contas ao governo.

Na segunda-feira, dia 02, será dada a largada da temporada do Imposto de Renda 2015. Para que você preencha sua declaração sem (muita) dor de cabeça, EXAME.com contará com uma equipe de especialistas em tributos que não te deixará sofrer sozinho.

Basta enviar suas dúvidas para o e-mail: seudinheiro_exame@abril.com.br. As perguntas selecionadas serão respondidas pelos especialistas e publicadas diariamente no canal Seu Dinheiro.

Além das respostas de leitores, a editoria também trará matérias com tudo o que você precisa saber para preencher sua declaração, como os prazos de entrega, as regras que definem quem deve ou não declarar, os limites de dedução de gastos e como declarar carros, imóveis, mesadas, investimentos e outros.

Confira a seguir uma breve descrição do time de especialistas do Imposto de Renda 2015 de EXAME.com:

Samir Choaib – Advogado e economista formado pelo Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório.

Eliana Lopes – Coordenadora de IR de Pessoa Física da H&R Block no Brasil. A H&R Block é líder mundial em declaração de IRPF e agora atende no Brasil. A multinacional americana atua também no Canadá, na Austrália e na Índia

Vanessa Miranda – Gerente de tributos diretos da Thomson Reuters no Brasil. Com atuação global, a Thomson Reuters é um provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais.

Marcelo de Lima Castro Diniz – Advogado, membro do Instituto de Direito Tributário de Londrina e da Associação Paulista de Estudos Tributários e professor de Direito Tributário do IBET, da PUC-Londrina e da Escola da Magistratura do Paraná. É sócio-fundador do escritório LCDiniz & Advogados Associados, que possui mais de 20 anos de experiência em Direito Tributário.

Antonio Teixeira – Consultor de imposto de renda da IOB | Sage. A Sage chegou ao Brasil em 2012 com a aquisição das empresas IOB, Folhamatic, EBS, Cenize e Sage XRT. A empresa oferece às pequenas e médias empresas e contadores uma variedade de serviços e softwares para gestão empresarial. A Sage tem cerca de 13 mil colaboradores em 23 países, incluindo Reino Unido e Irlanda, Europa Continental, América do Norte, África do Sul, Austrália, Ásia e Brasil.

Rodrigo Paixão e Thiago Mirales – Sócios na Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.

EXAME.com está de cara nova

EXAME.com amanheceu de cara nova nesta quinta-feira (16). A home page e as páginas de matérias do site ganharam um visual mais arejado para destacar ainda mais as notícias. Você vai perceber que tudo cresceu: as fotos, as letras dos títulos e dos textos, o tamanho das páginas e o número de chamadas nos destaques Últimas Notícias e Top News da home page, para você não perder nada do que acontece de importante no dia.

As mudanças no design de EXAME.com têm como objetivo tornar sua leitura mais fluida, para que você se informe e compartilhe as notícias de que mais gostou de forma rápida e intuitiva.

Não importa o tamanho da tela do dispositivo usado para navegar em EXAME.com. O site agora se ajusta automaticamente para tornar a experiência de navegação igualmente boa onde você quiser acessar o site – no desktop, no celular ou no tablet.

As matérias e as reportagens multimídia foram repaginadas e ganharam um design com cara de web moderna. O layout priorizou fotos maiores, fontes mais leves, e páginas com 1260 pixels de largura. Tudo para facilitar a leitura e deixar a navegação mais atraente.

Nas reportagens em formato multimídia, que combinam texto e foto, o texto migrou da lateral direita para a parte de baixo da foto. Ao clicar nas setas posicionadas nas fotos você pode navegar entre elas e ler o texto que acompanha cada troca de foto. Um novo recurso é o formato Listas, em que a reportagem ganha uma nova visualização, com foto e texto dispostos um sobre o outro, como numa lista. É possível ainda ver a foto em tela cheia.

Novas setas laterais, na cor vermelha, foram posicionadas nas páginas de matéria para que rapidamente você se inteire sobre as notícias posicionadas antes e depois daquela que está lendo dentro dos vários canais do site.

O menu principal, no topo das páginas, manteve a configuração a que você já está acostumado, com destaque para canais como Negócios, Mercados, Economia, Brasil, Tecnologia, Carreira. Mas agora você pode ver as últimas notícias do canal de forma fácil  e acessar outras áreas do canal com um clique.

Confira todas as mudanças!

 

 

Acompanhe o 1º turno das eleições com cobertura especial de EXAME.com

Em uma das eleições mais imprevisíveis da história (senão, a mais), EXAME.com prepara uma cobertura especial para deixar você por dentro de tudo que acontece no primeiro turno.

A partir das 8h do próximo domingo (5), a equipe de EXAME.com vai acompanhar minuto a minuto os principais momentos do pleito em um blog ao vivo e matérias especiais.

Depois das 17h, cole na gente para seguir a apuração das urnas ao vivo – afinal, esta eleição tem tudo para ser uma das mais acirradas desde a democratização do país.

Enquanto isso, veja como está a condição social, econômica e demográfica de cada estado do país na ferramentas Estados brasileiros.

Aposto que você não quer perder este momento histórico. Acertei? size_590_collage

O raio-X dos estados do Brasil acaba de sair do forno

Às vésperas do primeiro turno das eleições 2014, EXAME.com apresenta um mapa completo da situação demográfica, social e econômica dos 26 estados do Brasil mais Distrito Federal.

Dos salários médios para quem tem ensino superior, passando pela qualidade das escolas, até o número de casas que possuem acesso à internet – tudo isso fica a um clique do seu mouse (ou dedo).

 

A ferramenta mostra, por exemplo, que o Distrito Federal oferece os melhores salários médios para profissionais que têm um diploma de Ensino Superior – mas também é o estado brasileiro com o pior índice de desigualdade de renda.

Já o Amapá lidera o ranking de estados com mais assassinatos em 2013 enquanto o Alagoas ainda amarga as taxas mais tristes de mortalidade infantil do país.

A compilação de dados não para por aí. É possível ainda checar informações sobre o desempenho de cada estado na economia brasileira, taxas de obesidade, qualidade de vida e até de iluminação pública.

A página traz também uma lista dos candidatos a governador que lideram as disputas estaduais – que será atualizada tão logo a apuração de votos se encerre no domingo.

Para acessar todos os dados, basta entrar na página Estados Brasileiros e navegar pelo “Filtro por Estado”, que mostra um resumo das informações.

Ou ir direto para a página de cada local por meio do Perfil sócio-econômico e demográfico. Se você clicar no nome de cada estado na página principal, também será direcionado para a lista completa de informações. E aí, gostou?