Os 9 profissionais mais procurados no início de 2015 | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders
Carregando

Os 9 profissionais mais procurados no início de 2015

Getty Images

Getty Images

 

 

O ano de 2015 começou com um cenário nada animador para a economia. Com a expectativa de baixo crescimento do PIB, que vai afetar investimentos e resultados das organizações, cortes e demissões já entraram no radar de muitos profissionais. Em meio a isso, os profissionais que ocupam posições estratégicas serão os mais procurados para otimizar os recursos e melhorar a produtividade. É o que aponta um levantamento da Page Personnel,  empresa de recrutamento do PageGroup, divulgado recentemente.

De acordo com a pesquisa, as posições que são consideradas estratégicas para as empresas devem ter um incremento médio de 30% nos três primeiros meses de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior. “Como reflexo do momento do econômico do país, o mercado de trabalho também passa por ajustes no quadro organizacional buscando ganhos de produtividade  e, com isso, posições ligadas à questão da eficiência operacional têm maior procura neste momento”, diz Ricardo Haag, diretor da Page Personnel.

Veja quais são os nove cargos mais procurados neste início de ano.

 

1) Cargo:  Analista / Coordenador de DP

Áreas de atuação: RH

Percentual de aumento: 40%

Motivos para o aumento: Nota-se uma forte mudança na expectativa do perfil deste profissional que, durante muitos anos, ocupou uma posição mais técnico- administrativo. As empresas passaram a dar maior importância para profissionais com maior capacidade de interlocução com as demais áreas da empresa e influência estratégica. A parte comportamental passou a ter grande relevância, especialmente nos casos de gestão de equipes, processos de folha pagamento e atendimento aos funcionários.

 

 2) Cargo: Analista de trade marketing

Áreas de atuação: Vendas e Marketing

Percentual de aumento:   30%

Motivos para o aumento: 2014 foi um ano difícil para o varejo e para a indústria em geral. É comum que se veja um movimento de investimento na área que tem a maior influência nas vendas diretas para o consumidor. Com isso as indústrias buscas influenciar de forma mais precisa a venda de seus produtos e promover campanhas que atraiam mais seus consumidores.

 

3) Cargo: Desenvolvedor mobile

Áreas de atuação: Agências, Startup

Percentual de aumento: 40%

Motivos para o aumento: A procura crescente por essa plataforma reflete na demanda por profissionais especializados no assunto. Estima-se que neste ano serão investidos cerca de US$ 38 bilhões em aplicativos, o que aumenta a demanda por profissionais capacitados dentro dessa área.

 

4) Cargo: Executivo de vendas Hunter TI

Áreas de atuação: Vendas para os mercados de IT (software) e mídias digitais/ web e mobile (celular)

Percentual de aumento: 20%

Motivos para o aumento: Há uma retomada do mercado por softwares, principalmente os que estão ligados diretamente à melhoria operacional e redução de custos. Em relação a aplicativos e propaganda online, a tendência é positiva pois esse tipo de canal vem ganhando cada vez mais usuários.

 

5) Cargo: Analista de Big Data

Áreas de atuação: TI (Bancos, companhias aéreas, operadoras de telefonia, serviços de busca on-line e redes varejistas)

Percentual de aumento: 50%

Motivos para o aumento: o Big Data vem cada vez mais sendo utilizado pelas empresas brasileiras como forma de entender melhor os clientes, explorar os dados internos e construir um confiável banco. Pesquisas indicam que três entre quatro empresas estão a caminho de iniciar sua atuação no Big Data. Porém, a grande dificuldade continua sendo profissionais qualificados para assumir as posições.

 

6) Cargo: Engenheiro de Processos

Áreas de atuação: Indústria

Percentual de alta: 30%

Motivos para a alta: A melhoria de processos e eficiência de produtividade procurada constantemente pelas empresas, ainda mais evidente em momentos de instabilidade econômica, tornou o engenheiro de processos uma peça importante no quadro das empresas.

 

7) Cargo: Especialista de logística

Percentual de aumento: 40%

Motivos para o aumento: Empresas têm procurado reduzir custos e melhorar  todos os processos. A área logística, muitas vezes, pode compor até 50% do custo da empresa e trazer resultados de redução, alterando significativamente a margem e o custo final da empresa.

 

8) Cargo: Analista de planejamento financeiro

Áreas de atuação: indústria e comércio 

Percentual de aumento: 20%

Motivos para o aumento: As dificuldades de precisão no cenário econômico, aliada às dificuldades das empresas em prever seus resultados, contribuem para esse profissional seguir em alta no mercado. A necessidade de controles, indicadores e informações passam a ser cada vez mais importante para os tomadores de decisão, fazendo o trabalho desse profissional ainda mais relevante.

 

9) Cargo: Analista Contábil

Áreas de atuação: Profissional responsável pelas rotinas contábeis da empresa.

Percentual de aumento: 10%

Motivos para o aumento: Segue sendo um das vagas com maior procura, principalmente pela baixa qualificação dos profissionais, falta de fluência em uma segunda língua e momento de “maturação” da área, que vem se mostrando cada vez mais estratégica nos últimos anos e apresentando salários mais inflacionados para atrair bons profissionais.

Comentários