Instagram lança app com função de time-lapse | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders
Carregando

Instagram lança app com função de time-lapse

Hyperlapse

O Instagram lança na tarde desta terça-feira (26) um novo aplicativo capaz de criar o efeito de motion time-lapse, informa o site da revista americana Wired. Chamado de Hyperlapse, o app deve estar disponível para iOS a partir das 15 horas. Uma versão para Android deverá ser lançada em breve. (atualização: o app já pode ser baixado por meio deste link)

O novo app usa um algoritmo capaz de estabilizar a imagem e criar um padrão entre os frames do vídeo. O novo produto simula soluções usadas no cinema, como a Steadicam, um produto que é acoplado ao corpo do cinegrafista, evitando imagens tremidas. Os usuários poderão escolher acelerar os vídeos em até 12 vezes.

Após a gravação, o vídeo pode ser compartilhado no próprio Instagram ou no Facebook. Nos testes realizados por INFO, a conexão com o Facebook apresentou uma falha e não foi possível postar o time-lapse na timeline.

O vídeo abaixo mostra o funcionamento do Hyperlapse:

O recurso é muito usado por cineastas como Martin Scorsese e Quentin Tarantino, que adoram longos planos-sequência. Diferentemente do time-lapse tradicional, em que a câmera está parada e capta e passagem do tempo, o efeito em questão envolve espacialidade, movimento e um ponto de interesse fixo. Confira:

O efeito é usado também na abertura da série House of Cards, do Netflix.

Atualmente, o equipamento profissional para se conseguir este tipo de resultado pode custar até 15 mil dólares. O app do Instagram será gratuito.

Comentários