IFTTT muda de nome e simplifica automação de tarefas com três novos apps | EXAME.com
São Paulo
Germano Luders
Carregando

IFTTT muda de nome e simplifica automação de tarefas com três novos apps

ifabre

O IFTTT anunciou ontem (19) o lançamento de três novos aplicativos para iOS e Android que facilitam a criação de tarefas automáticas no smartphone. Além disso, o programa também alterou seu nome, passando de IFTTT, abreviação de “If This Then That” (inglês para “se isso, então aquilo”) para apenas IF.

Os três novos aplicativos — nomeados Do Button, Do Camera e Do Note — são em inglês e seguem o mesmo princípio do IF. Ou seja, são capaz de criar comandos automáticos de acordo com alguma conduta preestabelecida — basicamente, definem uma reação para uma determinada ação.

Para fazer isso, o usuário deve criar receitas de ações que são compostas em três elementos: o primeiro é o canal de gatilho, o segundo é o canal de reação e o último é a descrição da ação. Por exemplo: o gatilho pode ser o GPS do celular, e o canal de reação o SMS. Assim, a descrição da ação poderia ser “Enviar uma mensagem à minha mulher quando chegar em casa”. O IF oferece para o usuário uma biblioteca de regras prontas que podem ser utilizadas.

IF

O IF é compatível com mais de 50 serviços, tais como Facebook, Evernote, Twitter, Dropbox, One Drive, Gmail. E embora essa variedade de opções seja uma vantagem, ela também representa um problema, pois torna o programa complexo de ser utilizado. Provavelmente, para solucionar essa questão é que foram lançadas essas três versões simplificadas para criar tarefas automáticas.

[Baixe o IF para iOS pelo Aplicativos EXAME]

[Baixe o IF para Android pelo Aplicativos EXAME]

dobutton

No Do Button, o usuário consegue programar até três tarefas para serem executadas a partir de um único botão, como, por exemplo, enviar uma DM no Twitter para alguém quando chegar em algum lugar.

[Baixe o Do Button para iOS pelo Aplicativos EXAME]

[Baixe o Do Button para Android pelo Aplicativos EXAME]

docamera

No Do Camera, é possível realizar até três tarefas automáticas em relação a imagens, como compartilhar fotos tiradas automaticamente no Twitter ou tirar uma foto e mandá-la para um serviço de armazenamento em nuvem, como o One Drive, sem ocupar espaço do aparelho.

[Baixe o Do Camera para iOS pelo Aplicativos EXAME]

[Baixe o Do Camera para Android pelo Aplicativos EXAME]

donote

E, por último, no Do Note é possível criar três regras de ação relacionadas a textos e lembretes, como, por exemplo, criar uma nota no Evernote e enviar o conteúdo por e-mail para alguém automaticamente.

[Baixe o Do Note para iOS pelo Aplicativos EXAME]

[Baixe o Do Note para Android pelo Aplicativos EXAME]

Comentários