Se conselho fosse bom não se dava, se vendia

Tem gente que recebe opinião sem pedir, e tem aqueles que pedem, mas que precisam filtrar certos palpites para não seguir para uma direção errada

Sabe aquele ditado “se conselho fosse bom não se dava, se vendia”? Pois é. Viralizou na internet a faixa que uma mãe, cansada de ouvir palpites de seus vizinhos sobre a criação de seu filho, colocou na fachada do seu prédio. Ela ainda fez uma oferta especial para aqueles que quiserem continuar dando conselhos: “A cada 5 pacotes de fraldas G ou XG, ganhe o direito de dar um palpite na criação do meu filho. Obs: se o pacote for jumbo, são dois palpites”.

Brincadeiras à parte, quem nunca ouviu um conselho de alguém sobre a dieta do momento, a melhor forma de ganhar dinheiro – ou de economizar etc.? Quando o assunto é carreira, não é diferente!

Pesquisa da Robert Half nos Estados Unidos indica que dois terços dos trabalhadores já receberam conselhos ruins sobre carreiras e boa parte deles foi dado por amigos e parentes. Escutar opiniões de outras pessoas sobre que rumo profissional tomar ou sobre uma decisão que pode mudar a sua carreira não é um problema, mas é preciso filtrar certos palpites, que podem leva-lo a uma direção errada.

Confira os piores conselhos e saiba porque eles não funcionam no trabalho ou na busca por uma recolocação:

“Minta no seu currículo, eles esperam isso de você”

Seu currículo deve refletir sua real experiência. Qualquer discrepância pode eliminá-lo do processo.

“Faça um currículo bem detalhado e longo”

O currículo deve destacar suas experiências, mas de maneira concisa. Pesquisas apontam que você tem apenas 7 segundos para chamar atenção dos recrutadores, portanto elabore corretamente o seu, para que ele seja um ótimo cartão de visitas.

“Não se prepare para uma entrevista, seja espontâneo”

Procure se informar sobre a empresa contratante, se souber qual é, e seu mercado de atuação. Além disso, pense nas respostas para as perguntas mais comuns feitas pelos headhunters. Espontaneidade é importante, mas uma preparação antecipada pode te ajudar a ter mais sucesso no momento da conversa.

“Não seja amigo dos colegas de trabalho

Passamos mais tempo no trabalho do que ao lado de nossos familiares, então é natural que laços de amizade surjam no ambiente de trabalho e isso é muito positivo para as empresas e para seus colaboradores.

“Faça o seu trabalho bem feito, sem se preocupar com o que o restante da equipe está fazendo”

Quando se trabalha em equipe, o resultado do todo é tão importante quanto o seu resultado individual. Esteja disposto a ajudar e espere ser ajudado quando necessário.

*Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

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