Fernando Mantovani

Sua Carreira, Sua Gestão

O mapa da mina para 2017

Já estamos próximos dos últimos dias do ano. Época em que começamos a fazer planos para o ano novo. Se você for leitor habitual deste blog, reveja o artigo Sua carreira não é a dieta de segunda-feira, publicado em novembro do ano passado. Reflita se hoje você está mais perto ou mais distante do objetivo traçado naquela época. Se mais uma vez a sensação é de que não fez nem […] <div class="read-more"><a href="http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sua-carreira-sua-gestao/2016/11/25/o-mapa-da-mina-para-2017/" class="more-link">Leia mais</a></div>

Já estamos próximos dos últimos dias do ano. Época em que começamos a fazer planos para o ano novo. Se você for leitor habitual deste blog, reveja o artigo Sua carreira não é a dieta de segunda-feira, publicado em novembro do ano passado. Reflita se hoje você está mais perto ou mais distante do objetivo traçado naquela época. Se mais uma vez a sensação é de que não fez nem metade do que se propôs, aqui vão alguns conselhos para que 2017 seja diferente para sua carreira.

Antes de tudo, tenha clareza do momento em que você está, onde quer chegar e o que tem que fazer para isso se torne realidade. Para que você não perca nada de vista, transforme esse mapa mental em algo tangível (no papel mesmo), o qual você possa consultar sempre que possível (computador ou celular, se preferir).

Vamos fazer uma espécie de mapa. Trace uma reta. Coloque seu nome no ponto inicial dela com o cargo/função que ocupa hoje e no outro extremo onde você gostaria de estar daqui x anos (o período é você quem define). Entre um e outro preencha todas as ações que você precisa tomar para alcançar sua meta. Por exemplo, ficar fluente em um idioma, conhecer um sistema específico, fazer uma pós-graduação ou MBA, conhecer mais gente da área, melhorar meus indicadores de desempenho, participar de projetos mais importantes na companhia, assumir mais responsabilidade compatíveis com a função atual, etc.

Não deixe de considerar nesse mapa alguns acontecimentos pessoais que de alguma forma podem interferir no seu planejamento de carreira, um período sabático que deseja fazer ou mesmo uma gravidez. Todos esses pontos devem estar em sintonia para um não atrapalhe o outro. Já que, além disso, temos que ter em mente que imprevistos acontecem. A partir daí, crie subplanos de ação para cada tópico, em quanto tempo deseja cumprir cada uma das etapas e comece a agir.

É muito importante, durante essa trajetória, estar atento aos movimentos da sua empresa: as finanças estão saudáveis? Estão expandindo? Há investimentos em pessoas? Sua área é valorizada e tem crescido em importância? As respostas sendo positivas (pelo menos para a maioria das perguntas), as chances de alcançar seus objetivos dentro da própria empresa serão potencializadas. Caso contrário, enquanto estiver a caminho, observe em quais outras companhias você teria a oportunidade de conquistar o que deseja.

Feito isso, o sucesso estará garantido no final do período? Não, pois, infelizmente, não é só a partir da sua vontade e esforço pessoal que as coisas acontecem. Isso não é uma ciência exata. A única coisa de que tenho certeza é que, agindo dessa maneira, definitivamente você estará mais preparado para subir um degrau interna ou externamente.

Leia também:

Como planejar as férias da sua equipe

5 Conselhos para quem vai sair de férias

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s