Série de Elena Ferrante será adaptada pela HBO. O que sabemos

Com 5,5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, tetralogia italiana da misteriosa Elena Ferrante vai virar série e deve estrear em 2018

Atenção fãs da misteriosa autora italiana Elena Ferrante: seus best-sellers da Série Napolitana vão virar série com a adaptação pela HBO em parceria com a emissora italiana RAI.

Os livros contam a história das amigas Elena e Lila, da infância na década de 50 em uma Nápoles pobre e tomada pela violência, até a vida adulta. Os romances trazem uma narrativa profunda, sincera e corajosa e que te faz devorá-los em poucos dias. É incrível como Ferrante consegue transmitir os sentimentos e os conflitos mais íntimos das relações femininas através dessa dupla de personagens complexas, mas absolutamente verossímeis.

A tetralogia é composta pelos livros “A Amiga Genial”, “História do Novo Sobrenome”, “A História de Quem Foge e de Quem Fica” e “A História da Menina Perdida”. Os três primeiros volumes podem ser facilmente encontrados em livrarias de todo o Brasil.

Já o último livro, bem, segurem essa notícia quentinha para meus queridos leitores, será lançado por aqui NO FINAL DE ABRIL, ou seja, nos próximos dias, segundo confirmado pelo selo Biblioteca Azul (que pertence à editora Globo Livros) para o blog.

Ao todo, a série vendeu 5,5 milhões de cópias no mundo e foi lançada em mais de 50 países. No Brasil, Ferrante vendeu quase 100 mil de livros, segundo números da editora compilados em dezembro. Em resumo: quem ainda não leu, recomendo fortemente que o faça.

Agora, vamos voltar ao tema principal do post. Veja abaixo tudo o que já sabemos sobre a transformação da Série Napolitana em seriado para a televisão:

Quantos episódios terá a série?

A temporada em produção terá oito episódios.

Mas, calma, então há espaço para mais temporadas?

Ninguém está cravando nada, por enquanto. Mas, segundo o site da revista Variety, que conversou com Saverio Constanzo, diretor italiano por trás de “Hungry Hearts” (2014) e que irá dirigir a adaptação, os produtores vislumbram 32 episódios cobrindo todos os quatro livros.

E em qual dos livros se baseará a primeira temporada?

Em “A Amiga Genial”, o primeiro volume que trata da infância, adolescência e início da vida adulta de Elena e Lila.

As filmagens começam quando e onde?

No verão europeu que, para ser mais exata, começa no dia 21 de junho. A primeira temporada será toda filmada em Nápoles (Itália).

Quando deve estrear?

A expectativa é que a estreia aconteça em 2018.

Quais artistas serão escaladas?

Essa informação ainda não foi divulgada. No entanto, o diretor já disse que a produção pretende aproveitar atrizes e atores locais.

Ferrante está envolvida no processo?

Sim! Ferrante atuará diretamente na concepção do roteiro ao lado de Francesco Picolo (um dos roteiristas de “Habemus Papam”, de 2011), Laura Paolucci (que produziu a série “Gomorra”, de 2014) e Constanzo.

E será que vem para o Brasil?

O blog entrou em contato com a HBO Brasil e, por enquanto, não há qualquer novidade sobre isso. Mas, de acordo com as informações que foram divulgadas na imprensa internacional, há espaço para especular que, sim, a série virá para território nacional.

1ª pista: já conta com um distribuidor internacional, a FremantleMedia International, que atua no Brasil;

2ª: será transmitida pela HBO nos Estados Unidos com legendas em inglês, o que mostra que ela não será exibida tão somente na Itália;

3ª: o CEO da WildSide, uma das produtoras envolvidas no projeto, disse na ocasião do anúncio estar orgulhoso de participar de um projeto “com uma forte identidade italiana, mas destinado a uma audiência global”. G-L-O-B-A-L.

Bem, como fã de Ferrante, fui tomada por um grande sentimento de ambivalência com essa notícia. Desde as primeiras páginas do primeiro volume, já tinha a sensação de que uma adaptação para as telas seria plenamente possível e talvez inevitável.

O problema é que essas adaptações nem sempre cumprem as expectativas. Pudera: tenho imagens perfeitas na minha cabeça sobre a personificação das personagens, as suas vozes, seus trejeitos, sobre como era a Nápoles dos anos 50, assim como tantas outras pessoas têm suas impressões a respeito dos romances.

Atender à imaginação dos leitores é algo praticamente impossível de ser concretizado. O que me traz alento é saber que Ferrante estará envolvida e que os atores que devem ser escalados para estrelar a série serão napolitanos.  São dois bons primeiros passos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s