Você já pensou em ser um mentor?

O mentor é aquele que dá autonomia ao indivíduo para aprender com suas escolhas e os resultados que alcança com elas.

Há três grandes figuras relacionadas ao desenvolvimento humano, cada uma desempenhando um papel específico e complementar – o professor, o coach e o mentor.

O professor é o primeiro a participar da formação de um indivíduo ao passar instruções e informações. É aquele que diz o que as coisas são. Ele trabalha no nível de formação de repertório teórico do indivíduo.

O coach é aquele que está ao lado do indivíduo no momento em que ele aplica na vida a instrução que um dia recebeu. Por meio de metodologia específica e perguntas poderosas, o coach é quem trata das coisas como elas são. Ele trabalha no nível de competência do indivíduo para que esteja apto no objetivo determinado.

O mentor é aquele que dá autonomia ao indivíduo para aprender com suas escolhas e os resultados que alcança com elas. O objetivo é desenvolver a maturidade e ganhar autonomia em sua área de atuação. O mentor atua como referência, trabalhando no nível de especialização e manifestação do talento do indivíduo.

Nas empresas, por exemplo, o líder assume os três papéis no seu exercício de gestão de pessoas. No momento em que integra um novo profissional à equipe, ele deve passar instruções (professor) sobre a operação, a empresa, metas, regulamentações, funcionamento etc. Ao realizar o acompanhamento do novo profissional no dia a dia, ele assume o papel do coach ao atuar especificamente na performance para melhorar ou ajustar a competência técnica ou comportamental.

Como mentor, o líder permite que o profissional, após estar apto e com condições de dar conta do desafio, assuma mais responsabilidades na equipe, ganhando autonomia. Nesse papel, o líder proporciona ao profissional aprender com os próprios erros quando permite e o incentiva a lidar com as consequências de suas decisões.

O papel do professor, do coach e do mentor são fundamentais para a formação e desenvolvimento humano, elevando o nível de maturidade dos indivíduos ao trabalhar repertório, competência e talento. Além disso, considerando que as novas gerações de profissionais foram formadas com ênfase em aspectos muito mais teóricos do que práticos, torna-se primordial a necessidade de exemplos e referências, para que consigam alcançar a própria autonomia pessoal.

Essa é uma das razões pela qual o exercício da mentoria surge atualmente como um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento humano, especialmente jovens, pois representa a transferência de conhecimento e aceleração da curva natural da maturidade do indivíduo (mentorado). Trata-se do conceito de continuidade do grande legado que o verdadeiro mentor deixa após seu contato com o mentorado.

Atualmente aprender os princípios da mentoria demanda programas de formação específicos, realinhando conceitos como Coaching, Counseling e Mentoring que, de certo modo, se misturaram diante da busca por uma atuação mais adequada ao indivíduo em sua área de atuação, seja na vida ou na carreira. Contudo é possível despertar a competência de mentoria através de metodologia direcionada que ajude o indivíduo com experiência a despertar sua consciência para a importância da transmissão de sua expertise, habilitando-o como mentor para auxiliar outras pessoas no desenvolvimento da maturidade e autonomia, permitindo que possam se tornar pessoas habilitadas a criar ou dar continuidade em seus projetos.

Você já pensou em ser um mentor?

mentoria-coach

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Muito bom este artigo. EXAME deve explorar mais o tema.